, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 05/12/13 05/12/13 - A ARTE DE NEWTON AVELINO

SEGUIDORES

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

12 de mai de 2013

AS CARRANCAS DO SÃO FRANCISCO

                                               
                                                                     Fonte da imagem: Blog do upira         
                                 
                      

                 UMA HISTÓRIA DE ARTE E CULTURA

      
     Interessante a crença dos homens, quando a gente se depara com algumas do folclore nordestino. No vale do são francisco a gente nota a crença dos caboclos inserida na história de vida dessas pessoas. 

      
      A função das carrancas num passado que começava no XIX, era proteger as embarcações do rio são francisco em sua navegação e os ribeirinhos acreditavam nisso. As carrancas eram feitas de todos os modelos e de todas as formas, quanto mais feias, mais eram veneradas como uma forma de espantar maus espíritos, que eles acreditavam existir no rio são francisco.



      A presença das carrancas era marcante na proa das embarcações, meio bicho, meio gente com as imagens bem assustadoras, e com o poder de espantar o mau olhado. Alguns historiadores, acham que os navegadores por interesses comerciais buscavam carrancas bem trabalhadas. Tudo isso foi o que estimulou a confecção e o desenvolvimento cada vez mais dessa arte no são francisco.




      Hoje, temos a certeza que esse folclore já não é mais tão presente entre os ribeirinhos do vale do são francisco. Elas hoje servem como objetos ornamentais em casas, jardins ou até mesmo amuletos. As carrancas do são francisco ainda fazem parte da história de um povo. Elas fazem parte da história do nordeste.



 

PROCISSÃO DOS VAQUEIROS



Fonte da imagem: Blog do Jotha




EVENTO CULTURAL



       A missa do vaqueiro é um evento religioso que se tornou parte da cultura nordestina. Essa celebração é uma ideologia cristã, um ato de fé do homem que vive na caatinga. Os vaqueiros começaram essa missa em homenagem a um vaqueiro morto traiçoeiramente no município de serrita no sertão do araripe em Pernambuco.





    A primeira missa foi idealizada pelo o rei do baião, Luiz Gonzaga Gonzaga do Nascimento, para os íntimos " SEU LULA". Durante o evento, os vaqueiros sempre deixam ofertórios e, ao mesmo tempo, eles improvisam vários aboios. Os vaqueiros são homens rústicos e humildes, sertanejos nascidos no sertão do nordeste e são homens acostumados com montaria em cavalos desde criança. 


   Vaqueiros que andam dentro da caatinga devem estar com os acessórios necessários para não se machucar com os galhos das juremas, macambiras e outras folhagens do semi árido, quando eles estão à procura de alguma reis perdida.



     Essa homenagem é feita a qualquer vaqueiro nordestino, esse homem de coragem e de determinação que sempre está desafiando a seca e a fome do grande sertão, mostrando bravura, dedicação, fé e coragem, valorizando o homem e a sua cultura dos vaqueiros.



A FEIRA DE CARUARU

                                                             Fonte da imagem: uminstantenabiblioteca

                                          
               


                   UM OÁSIS DE DIVERSIDADES


  


     Caruaru é uma cidade magnífica que fica no agreste pernambucano do nordeste brasileiro, e que alavanca o título de capital do forró. Possui um potencial cultural muito grande. Uma das feiras mais importantes e maiores do nordeste fica em caruaru, lá você encontra de tudo, é uma espécie de oásis das bugigangas.



    

     Na feira existem centenas de barracas coloridas que ocupam várias ruas da cidade. As variedades de produtos é enorme, o artesanato, violeiros, poetas e outros fazem parte de sua história, tudo que você imaginar a feira de caruaru tem. No setor de troca troca tem de tudo que você pode imaginar em objetos usados para ser trocados.





      A feira, atualmente, ocupa a parte central da cidade e é uma espécie de ponto turístico para algumas pessoas, para Caruaru é um dos pilares da economia, e isso faz com que a cidade seja um dos pólos do interior de pernambuco e do nordeste. 

    



     O mestre Luiz Gonzaga, o rei do baião, lhe fez um homenagem muito justa, que foi ter cantado a música Feira de Caruaru. Apesar de sua feira popular muito forte, Caruaru também se destaca muito nas festas juninas que tem todo tipo de folguedos e de festejos nessa época, levando o título de A Capital do Forró, merecidamente.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...