. ARTE E CULTURA POPULARA ARTE DE NEWTON AVELINO: 06/15/13

Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    SEGUIDORES

    Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

    15 de jun de 2013

    A CAPOEIRA


                                          fonte da imagem capoeirabrasil

                                      


                                      EXPRESSÃO CULTURAL  
          



               A capoeira é um tipo de expressão cultural brasileira. De descendência africana a capoeira tem uma mistura de luta, movimentos rápidos e complexos, os praticantes usam os pés, mão, cabeça, joelhos e cotovelos, e é acompanhada por músicas tocadas por pandeiros e berimbaus. 



               




               No Brasil, a capoeira nasceu no período da colonização, os negros a criaram para utilizá-la como uma luta em sua defesa. Eles também usavam muito a capoeira para os momentos de diversão, para relaxar do trabalho pesado para os coronéis donos de fazendas de cacau, açúcar e outras lavoras e para alavancar o progresso do país. 



          




                  O nome "capoeira" se deu por existirem várias áreas de vegetação rasteira que situavam-se ao redor das fazendas escravocratas. As músicas são acompanhadas sempre pelos participantes com instrumentos: atabaque, caxixi, agogô e reco reco. As ladainhas cantadas remetem ao cotidiano dos escravos. Elas são basicamente em referência a religião de origem africana e do catolicismo. 



           




                   Na época da República, a capoeira era proibida, se fez transformou em crime. Os capoeiristas, na época, eram considerados marginais, para dar continuidade à prática, que era proibida, eles sempre estavam se escondendo nos barracões dos portos. Em 1937 a capoeira volta ao cenário cultural depois de alguns mestres montarem e registrarem as suas academias. 



           




                  A capoeira sobrevive, e o negro preservou sua luta e a transformou em luta brasileira. Não adiantou a perseguição. Devemos muito aos negros pela a sua capacidade e resistência na luta por uma causa nobre, e atualmente a capoeira é conhecida e divulgada dentro e fora do Brasil, e a cada dia mais.                                                









    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    GOSTARIA DE ASSINAR O NOSSO FEED?

    100% gratuito

    RECEBA AS ATUALIZÇÕES DO NOSSO BLOG DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL

    FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO BLOG