, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 07/01/13

Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    SEGUIDORES

    Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

    1 de jul de 2013

    PRAIA DO MEIO


      


    PRAIA URBANA DE NATAL
                   


            A praia do meio é uma praia que fica na zona urbana da cidade do natal capital do rio grande do norte Brasil. foi uma das mais frequentadas pela alta sociedade e pelos turistas, nos anos de 1970. Essa praia era um ponto de encontro entre intelectuais, artistas e boêmios.
                   

            Hoje são outros tempos que viveu aqueles auges tempos de outrora vai ver que realmente esse pedaço da orla potiguar mudou muito. Bem, Na alta temporada nos dias atuais sempre tem turistas para tomar um refrescante banho de mar.
                   

            Ela tem uma bela faixa de areias branquinhas e fofa e o mar muito agitado e perigoso, sempre é bom o turista prestar atenção quando estiver tomando banho, e deliciando das belezas naturais do local.
                   

            No local sempre tem práticas de esportes e outras atividades. Na região tem vários prédios comerciais a onde você pode se deliciar com vários pratos típicos da região e com outras iguarias.     

                  

            Você pode relaxar tomando aquela água de coco ou tomando aquela cervejinha moderadamente e se refrescando tomando um belo banho de mar aproveitando o sol do nosso litoral.


           A prática do surf, frescobol ou voleibol é bem comum nessa faixa de orla urbana da cidade do natal. Bem a noite, tem várias opções para você aproveitar como dançar um bom forró que existe em alguns bares da cidade.

    PAU DE SEBO

                                                        
                                 Fonte da imagem:Campinafm            
                                 


                                 TRADIÇÃO E COSTUME

               

            O pau de sebo é muito conhecido nas festas de são joão no nordeste. É uma forma popular de diversão. É um tronco de pelo menos cinco metros ele é preparado para ficar liso sem nódulos e são minuciosamente revestido com bastante sebo bovino.

               

            Na maioria das vezes eles tem um sino, ou um prêmio para que alcançar o topo. Não é aceito o competidor utilizar de algum objeto especial para fazer a escalada.

               

             O competidor tem que subir só a sua força de vontade de ganhar. Em algumas festas de pau de sebo eles permitem que os competidores coloquem cinzas nas mãos, mesmo assim o competidor não consegue subir até o topo do pau de sebo.

               

              Esse tipo de folguedo sempre é apreciado na época de são joão. porque é uma prova dificultosa e que todos torce para que o competidor chegue no alto e consiga pegar o prêmio. Esse tipo de prova o competidor fica todo melecado de sebo.
               

              Por outro lado eles não se desanimam não, eles querem é competir e ganhar o prêmio. O esforço que você faz para completar esse tipo de prova é muito, mas a festa é um combustível a mais para essas pessoas que estão competindo no pau de sebo, por isso é que ela é tradição no são joão nordestino.
             














                                 
     



    NORDESTE DO BRASIL

                                                     
                                                                                                            Fonte da imagem: Professormarcianodantas
                                                               




                                       CARIBE BRASILEIRO

                     




           

       A região Nordeste é uma das cinco regiões do Brasil definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1969. Possui área equivalente à da Mongólia ou do estado do Amazonas, população equivalente à da Itália e um IDH médio, próximo ao de El Salvador. 



                


          
        Em comparação com as outras regiões brasileiras, tem o terceiro maio território, o segundo maior colégio eleitoral (36.727.931 eleitores em 2010), o menor IDH (em 2005 ) e o terceiro maior PIB (em 2009).

                


             
         Em função de suas diferentes características físicas, a região é dividida em quatro sub-regiões: meio norte, sertão, agreste e zona da mata, tendo níveis muito variados de desenvolvimento humano ao longo de suas zonas geográficas.

                


             
         É a região brasileira que possui o maior número de estados (nove no total): Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco (incluindo o Distrito Estadual de Fernando de Noronha e o Arquipélago de São Pedro e São Paulo), Rio Grande do Norte (incluindo a Reserva Biológica Marinha do Atol das Rocas) e Sergipe.

                



             
           A região Nordeste foi o berço da colonização portuguesa no país, de 1500 até 1532, devido ao descobrimento por Pedro Álvares Cabral com o objetivo de colonização exploratória, que neste caso consistia em extrair pau brasil, cuja tinta da madeira era utilizada para tingir as roupas da nobreza europeia.

                




           
           Com a criação das capitanias hereditárias, deu-se o início, foi criando o governo geral no país com a posse de Tomé de Souza. O nordeste foi também o centro financeiro do Brasil até meados do século XVlll, uma vez que a Capitania de Pernambuco foi o principal centro produtivo da colônia e Recife a cidade de maior importância econômica.


                                                              










    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    GOSTARIA DE ASSINAR O NOSSO FEED?

    100% gratuito

    RECEBA AS ATUALIZÇÕES DO NOSSO BLOG DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL

    FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO BLOG