, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 07/12/13 07/12/13 - A ARTE DE NEWTON AVELINO

SEGUIDORES

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

12 de jul de 2013

BACAMARTEIROS



  

UMA TRADIÇÃO DO NORDESTE
         
         

       Uma tradição do nordeste do brasil são os bacamarteiros na época de são joão (24 de junho)ele é composto de homens e mulheres. As mulheres trajam vestido de chita e chapéu de palha. Os homens ficam atrás, e vão disparando tiros de bacamarte.
        

        O grupo tem mais de sessenta participantes. Esse folclore sempre é acompanhado de muita música e dança. A forma dos bacamarteiros se apresentarem é bastante primitiva. Não existe formalidades nem regulamentos, é só obdecer ao sargento e saber manejar a arma.
         

         Esse folclore quando está sendo apresentado para o público é acompanhado pelos estrumentos como: Sanfonas de oito baixos, o triângulo, sabumba e banda de pífanos. Sempre é tocado uma melodia de xaxado, nos desfiles sempre é acelerado, ou lenta nas evoluções.
         

           Para ter destaque como comandante desse festejo, eles exibem estrelas nos ombros e nos chapéus, e ainda usam bengalas e guarda chuvas como símbolo. O bacamarteiro é nada mais nada menos que um atirador que usa uma arma conhecida como bacamarte para efetuar disparos de pólvora seca. Eles não utiliza balas, a brincadeira é considerada segura.
         

            O espetáculo é com muito barulho e fumaça. A tradição tem a origem nas festas do cangaço. Ela é difundida por todo o sertão nordestino onde os bacamarteiros brincam de tomar fogueiras ou disputam o maior tiro nos terreiros das fazendas.
          

             Esse folclore tem pessoas de todos os níveis e de posição social, participando da brincadeira, como: Comerciantes e artistas independentes, uma verdadeira guerras tradicionais sertanejas que essas pessoas fazem dessa festa.
                           

A RABECA

Fonte da imagem: blogln.ning
                                     
                                      

                         
                               INSTRUMENTO ARTESANAL
           
          
    A rabeca é um instrumento de cordas sendo uma versão mais antiga do que o violino, pode-se dizer que tem uma identidade própria, que se distingue na sua construção e no modo de tocar, mudando muito de região pra região. Sendo atualmente difundida em centros urbanos.
          

    A Rabeca é um instrumento de origem árabe e a sua utilização vem desde a idade média. No Brasil, de norte a sul, é confeccionada por artistas simples, populares, que muitas vezes não tem formação acadêmicas, são autodidatas mesmo.
          

     Foi pela região do nordeste brasileiro que a rabeca ficou popularizada sendo difundida por bandas locais dessa região, utilizada em melodias do forró. Após essa faze de divulgação do instrumento no nordeste, ela passa a ser difundida no resto do Brasil, por tratar-se de um instrumento melódico e harmônico.
          

    

      Existe rabeca de três cordas, quatro e ,raramente, cinco cordas. Sabe-se que ela é um instrumento criado pelos árabes na idade média depois atravessou a europa e terminou aportando no Brasil na época do império.
           

     No nordeste, além do forró, é também bastante utilizada pelos grupos folclóricos e é um instrumento em destaque na cultura popular, usada em festas populares pelo Brasil inteiro.


                       



PRAIA DE BUZIOS - RN

                                          
                                  


                                  CARTÃO POSTAL
         


      A praia de búzios fica no litoral sul do rio grande do norte. Essa praia fica no município de Nísia Floresta. Uma parte da população da cidade do natal rn Brasil, passa férias de verão. Essa praia tem águas azuis e tem ondas fortes, e muito perigosa.
        
         
       Nessa praia a infra estrutura é boa e tem muitas pousadas. Ela fica há uns 23 km da capital potiguar. Você indo no sentido litoral sul, você pega o bairro de ponta negra e segue pela rota do sol passando por pium, depois segue sentido Pirangi do norte e depois Pirangi do sul e mais adiante na próxima parada fica a praia de búzios.

        

       O RN é um estado com praias belas e com muitas coisas para o turista aproveitar. Em búzios tem os passeios de bugre, sem falar na prática de windsurfe e kitesurf. Búzios é uma das muito linda de se ver. Águas mornas, água de coco, caranguejo, camarão etc.

         

        Gente bonita e acima de tudo uma tranquilidade entre os nativos. As pessoas alegres e comunicativas, isso é búzios mais uma linda praia do litoral nordestino.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...