, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 07/23/13

Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    SEGUIDORES

    Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

    23 de jul de 2013

    A ALEGRIA DO COLORIDO





    A MAGIA DA ARTE
                      
              

           Uma bela obra que o artista Newton Avelino fez, e dentro já da sua linguagem regional e tradicional vem mais uma vez enfatizar a cultura do nordeste através das suas pinceladas, traços e cores que o artista já está habituado a fazer em seu ateliê.
             
              

            Esse artista usa em seus trabalhos além da temática provinciana dos mais longínquos torrões dessa terra maravilhosa e seca do semiárido do sertão do nordeste do Brasil.

              

             Ele mostra através da cultura desse povo sofrido, uma linguagem na sua pintura que passa através de cores pigmentadas a impressão de alegria de um povo mesmo sofrido mas alegre pelo que podemos chamar de coisas simples mas que fazem parte da cultura desse povo.

              

              Um povo valente contra as adversidades que eles encontram nos percalços do dia a dia em sua labuta. Essa bela obra foi adquirida pela Fundação José Augusto e hoje se encontra na Pinacoteca do Estado do Rio Grande do Norte.

    ESCRAVIDÃO NO BRASIL

                                                                    Fonte da imagem: Cearaemfotos

                                          
                 

                        UM DOS MAIORES ERROS DA HUMANIDADE




              

             O município de Redenção foi o primeiro em todo o Brasil a libertar seus escravos. O ceará que fica no nordeste brasileiro foi a primeira província do Brasil a ter essa atitude. Redenção era chamado de Acarape, e era uma das províncias que teve menos escravos pois eles eram trazidos para os cafezais, cacaueiros e açucareiros e que tinham preços bons.


              

               A exploração desses escravos despertou uma indignação entre o povo do ceará. Então aí iniciou um movimento chamado "Perseverança e Povir". Isso começou lá pelos anos de 1879. Logo após esse ano em 1880 os abolicionistas criaram a Sociedade Libertadora Cearense e mais a frente criaram o Jornal Libertador.


              

                Então está nos anais da história que o ceará foi a primeira província do Brasil a abolir realmente a escravidão. Redenção comemora essa data cultural três vezes ao ano. Essa data já faz parte do calendário de eventos culturais dessa cidade.
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    GOSTARIA DE ASSINAR O NOSSO FEED?

    100% gratuito

    RECEBA AS ATUALIZÇÕES DO NOSSO BLOG DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL

    FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO BLOG