, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 08/03/13 08/03/13 - A ARTE DE NEWTON AVELINO

SEGUIDORES

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

3 de ago de 2013

BATE PAPO






ENTREVISTA COM O ARTISTA
         
          


         Uma das entrevistas que o artista potiguar Newton Avelino concedeu a apresentadora do programa virtual da SIM TV. Foi uma enorme satisfação ser entrevistado por Luciana Oliveira, uma competente repórter. Entre outros assuntos de arte, Newton Avelino fala da sua arte do seu dia a dia em seu ateliê, produzindo suas pinturas. 

           


        O artista mostra que uma de suas obras foi publicada em livros de português do 3º ano do ensino médio, para todo o Brasil pelo colégio do ensino Pitágoras. Entre outros assuntos, o artista fala da satisfação de produzir arte regional e de mostrar a cultura de um povo sofrido do sertão nordestino, com a sua cultura o seu folclore, suas danças, suas músicas etc...

            


        O artista Newton Avelino está atualmente produzindo sua próxima exposição, sem local e nem data determinada para acontecer. Ele está com um projeto de 10 obras grandes para a sua exposição.







              





               



CAJÚ


fonte da imagem: ebah    




CAJUEIRO DO NORDESTE

              


         O caju é uma fruta tropical tipicamente brasileira, o nome caju é oriundo da palavra acaiu, uma palavra indígena que em tupi quer dizer: noz que se produz. Os estados brasileiros que produzem mais caju são: ceará, rio grande do norte e o Piauí. O cajueiro é uma árvore de pequeno e médio porte, as suas folhas são medicinais.

          


         Ele tem cores vermelhas e amareladas. Ele é rico em vitamina C. e outras propriedades medicinais. Ele para consumo sempre tem que está bem fresco. A sua casca deve ter cor viva e sem manchas ou machucados. O caju é uma fruta bem fácil de se estragar. O clima tropical propicia que essa planta se alastre pelo  litoral ao sertão.

          


        O caju se aproveita tudo como: castanha, a sua fibra para fazer doces e o seu sumo que serve para o suco. O cajueiro não gosta de muita água. A temperatura ideal para essa árvore é de 22 a 32 o C. Essa fruta hoje é uma fonte de emprego e de renda para o nordestino que cultiva ela.  Produto   tipo exportação traz muitos benefícios para o homem do campo. 

         


         O caju tem um sabor e aroma agradável, ele é uma fruta perfeita para colorir, perfumar enriquecer a culinária nordestina. Os portugueses espalharam essa planta para o mundo. A ásia hoje é um dos maiores produtores sem dúvida nenhuma. O vietinã é o maior produtor de cajú do mundo.






                
               



 

         



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...