, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 09/03/13

Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    SEGUIDORES

    Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

    3 de set de 2013

    OS BONECOS DO CARNAVAL

    Fonte da imagem: curtapernambuco




    UMA TRADIÇÃO NO CARNAVAL DE OLINDA

               



                Os bonecos gigantes surgiu na Europa, os indícios é que essa cultura começou na idade média. As religiões pagãs foram as responsáveis com seus mitos, e ficaram muitos anos escondidas por medo da inquisição.

            

           Nessa época o castigo para os pagãs era ser queimados vivos. Como em quase toda cultura brasileira, a influência portuguesa está presente. Os bonecos foram trazidos para o Brasil pelos portugueses, eles eram vistos em procissões e festividades religiosas, reproduzidas em santos católicos ou bufões.

           

          Na cidade de Olinda em Pernambuco Brasil a brincadeira começou com o homem da meia noite lá pelos anos de mil novecentos e trinta e um. O conhecimento popular diz que o homem da meia noite, fazia todos os dias exatamente o mesmo caminho a meia noite. Um homem bonito seguia a pé pela Rua Bonsucesso.

           

          Depois que ele fazia já algum tempo o mesmo percurso no mesmo horário, as moças da rua descobriram a rotina dele, e passaram a espera-lo, escondidas atrás das janelas, para admirar esse belo homem que atravessava a rua.

              

           A fama desse costume se espalhou virando assim uma brincadeira de carnaval. Aí é a onde entra as ideias carnavalescas dos pernambucanos, então fizeram um boneco gigante e elegante com terno, gravata e chapéu, para passar à meia noite, começando assim a festa do carnaval, na sexta feira, uma curiosidade até os dias de hoje.

              

           Depois veio a Mulher do Meio Dia, o Menino da Tarde e por aí vai. O carnaval de Pernambuco é considerado um dos melhores do Brasil, justamente porque a fertilidade artística para as festas carnavalesca é grande.

               

           Pernambuco realmente leva o título de capital da cultura do nordeste porque o povo pernambucano valoriza a arte a cultura, suas danças, seus folclores e valoriza os artistas regionais, por isso é que o Pernambuco é destaque em todos os sentidos.
     
     

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    GOSTARIA DE ASSINAR O NOSSO FEED?

    100% gratuito

    RECEBA AS ATUALIZÇÕES DO NOSSO BLOG DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL

    FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO BLOG