, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 09/16/13 09/16/13 - A ARTE DE NEWTON AVELINO

SEGUIDORES

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

16 de set de 2013

MACULELÊ

Fonte da imagem: arruanda.com




MISTURA DE DANÇA E LUTA

          



            O Maculelê é uma manifestação cultural, a sua origem dizem que é africana, outros dizem que é oriunda dos índios brasileiros, e muita gente fala que é a mistura dessas duas etnias. Ela é uma expressão teatral que mostra através de dança e cânticos, a lenda de um jovem guerreiro que sozinho conseguiu defender a sua tribo de outra rival usando como arma dois pedaços de pau, tornando-se assim herói. Uma das cidades brasileiras que mais tem identificação com esse folclore, é a cidade de Santo Amaro da Purificação, que fica situada no recôncavo baiano.



             


       Todo dia 02 de fevereiro eles comemoram o dia de Maculelê. Um dos mestre mais conhecido é o mestre Popó. Ele é lutador de Maculelê reconhecido popularmente. Ele fala que o Maculelê chegou da costa da África junto com os escravos, até aos engenhos de Santo Amaro. Diz ainda, que os negros disfarçavam entre defesa e ataque, com cantos negros.


             


       São usados três tambores: atabaques, agogô e ganzá para produzir o ritmo negro da dança. Os passos são muito parecidos com os do frevo pernambucano. Às batidas não cobrem apenas os intervalos do canto, elas é que dão o ritmo para a execução de muitos trejeitos dos dançarinos. Na verdade, o Maculelê é uma mistura de dança com luta e, isso é uma das mais belas formas dos gingados dos dançarinos que mostra mais um belo folclore brasileiro.


 

 

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...