, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 10/30/13

Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    SEGUIDORES

    Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

    30 de out de 2013

    SALÃO TOMÉ FIGUEIRA

     
                                            
                                                    TRAÇOS CORES E FIGURA

            O artista potiguar Newton Avelino foi um dos artistas classificados para o l Salão de arte Thomé Figueira em 2008, que aconteceu na Galeria de Arte da Fundação José Augusto.

             Nesse salão de arte o artista colocou duas belas obras do seu acervo para que participasse desse grande salão que houve em homenagem a um grande artista potiguar, e que na verdade só houve esse salão em sua homenagem.

             Os órgãos competentes pela cultura potiguar, não teve mais sensibilidade em dá continuação a esse belo salão e a essa bela homenagem a memória desse artista que levava o nome de Thomé Figueira e que se destacou nas artes potiguares.

             No entanto, são coisas como essa que é sempre bom se refletir, para que a arte seja mais valorizada.

             Hoje o artista Newton Avelino já não se preocupa com salões de arte dentro do Rn, mas sim, em fazer suas exposições, e mostrar para o público seus novos e antigos trabalhos, isso é o que o artista está mais focado em se tratando de arte. Newton Avelino um artista do nordeste.


     

            

    BEIJU

                                                              fonte da imagem: osacarolha

                                                 
                                                   
                                                       
                                     IGUARIA NORDESTINA

                                           
               




         O beiju conhecido como tapioca, é uma iguaria de origem brasileira, que tem como origem um alimento dos indígenas, que, ainda hoje, produzem a goma da mandioca, que  hoje é muito popular no nordeste do Brasil. 


               




         O território brasileiro de norte ao sul sempre teve o hábito de consumo da mandioca. A produção da mandioca na agricultura de subsistência sempre foi à base da alimentação do Brasil até a chegada de Pedro Álvares Cabral. 


              




         A criação da tapioca foi em primeiro lugar, um caso de necessidade. A tapioca teve que diminuir do tamanho do beiju e só assim pôde ser passada a ser cozida no fogo. Os colonizadores foram vendo que a tapioca poderia ser um bom substituto do pão. No nordeste principalmente em pernambuco, desde o século XVI se consumia a tapioca intensamente. 


               





         Hoje a tapioca está inserida na cultura nordestina e na cultura do norte. Nos dias de hoje a tapioca firmou-se no gosto dos brasileiros e em todas as regiões do Brasil. Tem regiões com as tapioqueiras profissionais que fazem tapiocas recheadas com vários sabores e gostos, que vão de acordo com os pedidos dos clientes. Ela é uma grande fonte de renda e de geração de emprego para as pessoas





               No século XVI a tapioca se espalhou pelos demais povos indígenas chegando até a Amazônia oriental, e foi uma iguaria das mais consumidas na época da escravidão. Então Brasil império, Brasil colônia, e até os dias de hoje no Brasil república a tapioca vem sendo uma comida brasileira de sucesso. A tapioca é uma iguaria tipicamente nordestina brasileira. 

     

     




     
              

    INSPIRAÇÃO E TRANSPIRAÇÃO



    UM ARTISTA DO NORDESTE

              O artista plástico Newton Avelino mostra um pouco de sua obra através do seu blogger oficial, www.artedenewtonavelino.com geralmente o artista em suas pinturas, destaca a temática da sua região.

              Sua visão geral do que se passa ao seu redor, e o dia a dia do homem e dos seus costumes rústicos de lidar com o campo, é o que serve de inspiração para esse incrível artista.

              Esse artista gosta de preservar em seus trabalhos a história da sua região e das coisas vivida por ele na época de adolescente quando o mesmo participava indiretamente da cultura, das músicas e das danças e folclore dessas pessoas que moravam e moram nessa região do nordeste.

              O estado do Piauí foi a onde ele viveu e conviveu com esse povo tão alegre e tão ordeiro de ser. Newton Avelino é um artista que como artista gráfico na Coca-Cola, e na Brahma, ele fala que foi um aprendizado ter trabalhado nessas duas empresas, como desenhista e artista gráfico, pois foi bastante benéfico para o seu currículo, destaca o artista.

              Hoje as suas obras são conhecidas por todos, e que lhe deixa muito feliz saber que as pessoas e a crítica falam bem do seu trabalho.

              Newton Avelino está pensando em fazer uma próxima exposição ainda este ano, e que seria uma diferenciada de algumas outras que ele fez.



                

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    GOSTARIA DE ASSINAR O NOSSO FEED?

    100% gratuito

    RECEBA AS ATUALIZÇÕES DO NOSSO BLOG DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL

    FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO BLOG