, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 12/25/13 12/25/13 - A ARTE DE NEWTON AVELINO

SEGUIDORES

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

25 de dez de 2013

UM PEDACINHO DO BRASIL

Fonte da imagem: veja no mapa.com

                                                 






                                  JOIA DO RN
           







       As  praias do litoral norte do estado do Rio Grande do Norte, não ficam a dever nada as praias do litoral sul do mesmo estado. Muriú como se diz no linguajar popular, " Isso aqui ôiô...é um pouquinho de Brasil aiá..." Ela fica localizada à uns 40 km da Capital Natal-Rn pela Br 101.

          




        Esta praia tem uma rara bela que poucas praias tem, isso sem falar nas suas embarcações que dá uma colorido todo especial.  Com as suas jangadas, com as suas redes de arrasto, e seus pescadores tradicionais na região nordeste pescando os seus peixes de cada dia.

            






Muriú é uma praia que tanto na época de veraneio como os outros meses, chama atenção pela infraestrutura a fim de proporcionar mais conforto aos turistas e nativos dessa região. Tem na sua orla vários restaurantes que servem pratos deliciosos como camarão ao alho e óleo , como também lagosta a base de vários ingredientes. Uma outra bela atração de Muriú, são as suas piscinas naturais que ficam a 1 km no alto mar.   



           





       Essas piscinas,com formações de corais, são uma verdadeira atração para os visitantes. Muriú é uma praia que aconselhamos ao turista visita-la, porque é um cartão postal de tal beleza natural que nos impressiona com a sua exuberância. Recomendamos ao turista sempre que visitar alguma praia, perguntar sobre os perigos da mesma, pois o mar é bonito, mas a natureza sempre deve ser respeitada.


            





         Não faça das suas férias, um pesadelo, respeite o meio ambiente, respeite a natureza. Se informe com quem já é do local, pois ele pode lhe aconselhar e lhe informar melhor sobre aquele local visitado por você. Vindo ao Rio Grande do Norte, visite sempre que puder, a praia de Muriú, você vai gostar.





A DANÇA DO ESPONTÃO

                                      Fonte da imagem: aqui se faz cultura

                                                          
          







                                        DANÇA  DA CULTURA DO NORDESTE

       






     A dança do  espontão é  uma dança guerreira, que tem  instrumentos de percussão, ela é executada em honra da Santa de um pecador que o grupo deseje homenagear. Por ser dançada em época de festas religiosa e executada por homens geralmente negros e não significa que o seu bailado seja de origem africana.
 
       




    
     A sua coreografia simula uma guerra, o chefe, denominado de Capitão da Lança é o que leva a lança grande. Eles percorrem as ruas ao som de seus instrumentos de percussão, eles sempre visitam as casas, dançando e agitando a lança e os espontões, que são as meias lanças.



        



       Usadas pelos sargentos de infantaria no Século XVlll, eles  realizam saltos de ataque, recuos de defesas, acenos guerreiros, em improvisação que revela grande destreza nos movimentos.



         




       Não existem cânticos, mais eles produzem acompanhamento rítimicos produzido pelos seus tambores. Os festejos ocorrem durante a festa de Nossa Senhora do Rosário, no Estado do Rio Grande do Norte.







                                                                                                                      

CORES PICTÓRICAS


                                                    
                                                 TRAÇOS ARROJADOS

        O artista potiguar Newton Avelino, está produzindo novos trabalhos, e já pensa em fazer uma nova exposição em 2014.

        Ele está querendo viabilizar um espaço que fique mais próximo do seu público, e que tenha um bom acesso de locomoção, para que as pessoas possam ir prestigiar sem ter muitas dificuldades de locomoção.

        Com cores vibrantes e traços arrojados, esse é o estilo desse artista nordestino que tanto destaca a sua região, com temáticas simples mais que destaca em suas obras os seus costumes, suas danças, músicas e folclore, o dia a dia do homem dessa região. Newton Avelino um artista do nordeste.

CAPELINHA DE MELÃO

 
Dança típica do nordeste

         Capelinha de melão é um auto característico do ciclo junino, ele é realizado na noite de São João. Acompanhado com vários instrumentos, como: violão, clarineta, rabeca, sanfona e pandeiro. Um grupo de moças exibe-se com roupas e sapatos brancos.

          Nas indumentárias tem em sua cabeça uma capelinha de flores de melão de São Caetano em torno de um diadema. Cada moça possui uma tira de papel crepom nas cores vermelho ou azul. Essa tira vai do ombro esquerdo, que termina com um laço na cintura direita.

          As participantes cantam e dançam, em um bailado que tem de oito a dez partes, com coreografias e cantos próprios, termina com um refrão: "Capelinha de melão é de São João, é de cravo, é de rosa, é de manjericão".

          Tendo à mão uma lanterninha com vela acessa e uma bandeirola com a efigie do santo. Essa festa junina é um dos maiores símbolos brasileiros e surgiu na Europa chegando ao Brasil pelos portugueses e os nossos desbravadores. A festa também é marcada pela alegria e por seus símbolos: fogueiras, fogos de artifício, balões e outros.
 
 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...