, ARQUITETURA NORDESTINA | A ARTE DE NEWTON AVELINO

Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    SEGUIDORES

    Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

    29 de jun de 2014

    ARQUITETURA NORDESTINA

                                 
                                                                       Fonte da imagem: zelinha - zelinha
                                            

                      
                                      
                                      



                                          O COLORIDO DO SERTÃO
       



         



         A arquitetura do sertão nordestino é uma coisa linda, podemos considerá-la uma obra de arte popular, literalmente. Desde os casarões das antigas fazendas do nordeste até as pequenas cidadezinhas do interior do sertão,  ou mesmo as casas  a beira das BRs que cortam o sertão do nordeste do Brasil.

        

         

         A arquitetura nordestina começou a destacar-se no século XVlll, com casas de taipas. Já chegando no século XlX começaram as grandes construções de alvenaria das casas de fazendas no sertão, arquitetura essa com padrões dominantes da zona da mata de Pernambuco e do Recôncavo Baiano. Elas se espalharam pelo sertão nordestino e quem era mais abastardo mandavam fazer essas belas construções como sede das suas fazendas.

       


          Em qualquer cidadezinha do interior do sertão nordestino você vai observar uma arquitetura preservada com traços e pinturas feitas por artistas da região que nunca frequentaram nenhuma universidade na vida, mas aqueles pedreiros e carpinteiros são verdadeiros artistas caboclos. Essas casas são pintadas e feitas por essas pessoas e que sempre ou quase sempre tem os mesmos aspectos arquitetônicos e as pinturas bem escandalosas.
       


          Geralmente, são casas com uma portinha estreita, com uma ou mais janelas do lado que levam cores como verde claro ou escuro, tons azuis, tons brancos o amarelo ocre e por aí vai. O mais importante é a imaginação de cada uma dessas pessoas, sempre é bom ver a alegria que existe dentro de cada uma delas, que apesar de morarem em uma região que tem uma adversidade enorme para elas, e ainda assim são felizes ao seu modo. O importante de tudo isso, é que essas pessoas fazem parte dessa cultura tão rica e linda que é cultura nordestina. 
        


           Sempre fico feliz sempre que vejo, a beira da estrada ou mesmo dentro das cidadezinhas, essa arquitetura ingênua, linda e muito rica, que faz parte da história de um povo que mesmo sendo um povo humilde e simples, são pessoas verdadeiras que são felizes, e que faz parte da história do sertão do nordeste brasileiro. Como diz o grande artista em sua música " É gente humilde ". 




             Grande Chico. É isso, o nordeste é isso mesmo. Com suas dificuldades, suas belezas, suas tradições, sua história, e por aí vai. Esse é o sertão nordestino. Eu tenho orgulho de ser um nordestino.

    Um comentário:

    1. Boa tarde!
      Sou de Fortaleza mas moro em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
      Estou interessado em arquitetos que trabalham com conceito de arquitetura sertaneja para usar na decoração da minha casa, por isso solicito indicação do profissional que tenha trabalhos correlatos, é possível?
      Obrigado!
      Meu e-mail: fernando.campoterra@gmail.com

      ResponderExcluir

    Leia antes de fazer seu comentário
    -Os comentários do site são moderados.
    -Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
    -Comentários anônimos não serão publicados.
    -Não coloque links de artigos de seu blog nos comentários, para isso utilize o campo url
    -Os comentários não refletem a opinião do autor.

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    GOSTARIA DE ASSINAR O NOSSO FEED?

    100% gratuito

    RECEBA AS ATUALIZÇÕES DO NOSSO BLOG DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL

    FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO BLOG