, CRENÇA NORDESTINA | A ARTE DE NEWTON AVELINO CRENÇA NORDESTINA - A ARTE DE NEWTON AVELINO

SEGUIDORES

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

21 de jul de 2014

CRENÇA NORDESTINA


                                   
                                                                        Fonte da imagem: opovocomanoticia
                                
                           


                                   
                                     

                                               PROFETA DAS CHUVAS

  



     O sertanejo do nordeste brasileiro tem as suas histórias, o seus costumes, as suas crenças e tem também um folclore muito forte. O poeta já dizia que ele é um forte. Em geral o sertanejo é um homem simples, temente a Deus e muito inteligente. Sabemos que no sertão do nordeste brasileiro a seca sempre predomina, e faz muitos estragos na área do semiárido.

   



      As famílias sofrem muito, e tentam conviver com essa adversidade que sempre assolou o sertão nordeste do Brasil. Alguns sertanejos são chamados de “profetas das chuvas”, isso tnato faz ser homem como mulher. Eles elaboram o tempo baseando-se nas mudanças climáticas da nossa atmosfera. Os “profetas da chuva” também podem se basearem em alguns rituais reliogiosos, através de sonhos e outros métodos.

   



     Essas previsões sempre são anunciadas muito antes do inverno, e mesmo durante as estações chuvosas eles podem falar sobre o inverno. No sertão do nordeste, o sertanejo tem a crença de que se chuver no dia de São José, o inverno será bom ou muito bom. Essas práticas no sertão é muito comum e curriqueira pelo o homem do campo, isso atravessa gerações e vem do meio familiar mesmo.

   



       Tem "profeta" que sempre leva em conta a florada do juazeiro, árvore símbolo do sertão nordestino, outros olham para o céu à noite para ver a posição do cruzeiro do sul na sua constelação, para que eles possam dizer alugma coisa sobre algum fenômeno metereológico, outros preferem esperar a lua cheia, para poderem se certificar de alguma coisa sobre as suas previsões.

   



        Pelo que se ver, o sertanejo tem as suas crenças e os seus constumes, e para que isso perpetue, eles praticam e passam para os mais jovens. Hoje em dia eles se organizam entre eles para poderem falar sobre os fenômenos metereológicos nessa região seca do Brasil, e poderem dizer se vai ou não ter uma invernada boa no sertão nordestino.

   



      Isso é a crença desse homens do sertão, ninguém pode desacreditar no que eles falam. Eu sou de uma geração mais nova que acredito que quem manda chuva realmente é Deus nosso senhor, mais sei também que as crenças dos sertanejos, fazem parte da cultura do nosso nordeste brasileiro. E sei também que os sertanejos acreditam que quem manda chuva é Deus nosso senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário
-Os comentários do site são moderados.
-Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
-Comentários anônimos não serão publicados.
-Não coloque links de artigos de seu blog nos comentários, para isso utilize o campo url
-Os comentários não refletem a opinião do autor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...