, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 01/23/14

Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    SEGUIDORES

    Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

    23 de jan de 2014

    TAMBOR DE CRIOULA

    Fonte da imagem: contos de congoitabiras






    UMA EXPRESSÃO CULTURAL

           





          O tambor de crioula é mais uma das danças brasileira com origem africana, e é realizada em prol de São Benedito.
            Esse santo é bastante popular entre os negros. O Tambor de Crioula trazido para o Brasil entre os séculos XVlll e XIX por escravos vindo de várias regiões da África, o Tambor de Crioula é uma forma de divertimento ou pagamento de promessas a São Benedito (Santo Negro).
             Os grupos de Tambor de Crioula são formados pelas coreiras, este nome é dado pelos tocadores e pelos cantadores, conduzindo pelo rítimo  ininterrupto dos tambores e pela influência do canto, culminando na punga ou umbigada.
              A parte principal da dança é um movimento coreográfico no qual as coreiras num gesto entendido como de saudação e convite, tocam o ventre uma das outras.
              Os tambores que compõem o conjunto instrumental são de madeira, afunilando e escavados, com couro em uma das extremidades.
               Presos com cravelhas e amarrados com corda ou couro. Antigamente, as festas aconteciam de formas espontânea e o número de participantes não era fixo.
                O seu reconhecimento como expressão cultural só veio a partir na década de 1960, fazendo com que o Maranhão fosse reconhecido pelo Tambor de Crioula.
                Hoje, é necessário que os grupos tenham registro jurídico e uma sede. A capital do estado do Maranhão conta com aproximadamente com 80 grupos oficialmente cadastrados desde 2004.

    PLASTICIDADE DE UM ARTISTA


       







    NEWTON AVELINO UM ARTISTA DO NORDESTE
         


    O artista plástico potiguar  Newton Avelino, está produzindo a sua próxima exposição para o ano de 2014, e tem algumas boas novidades.

           Essa exposição  traz um toque todo especial do artista, e que mostra toda a sua habilidade em destacar novas temáticas renováveis.  

          O artista com seus traços arrojados e com suas cores vibrantes, tem estilo inconfundível que levam aos amantes da arte o prazer de admirarem a suas belas obras.

            Newton Avelino quer fazer uma exposição com pelo menos de 15 a 20 obras. O espaço ainda está sendo definido, para que essa exposição possa acontecer e que fique mais próxima do público. Ela pode vir acontecer no mês de abril ou no segundo semestre de 2014.


    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    GOSTARIA DE ASSINAR O NOSSO FEED?

    100% gratuito

    RECEBA AS ATUALIZÇÕES DO NOSSO BLOG DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL

    FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO BLOG