. ARTE E CULTURA POPULARA ARTE DE NEWTON AVELINO: 02/20/14

Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    SEGUIDORES

    Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

    20 de fev de 2014

    CARNAVAL NO BRASIL

    Fonte da imagem: Tabira de todos




    CARNAVAL TRADICIONAL
              
         


          Carnaval no Brasil é folia na certa, porque o brasileiro já é feliz do jeito que ele é realmente. Mas em se tratando de carnaval, o bom mesmo é o tradicional o carnaval retrô.
          


          Nos anos de 1930 até os anos de 1970 foram boas décadas para se brincar o carnaval. O carnaval era feito de alegria e de  simplicidade no que se refere as fantasias. Os blocos eram feitos de maneiras rústicas e que as pessoas já brincavam e os foliões se respeitavam.
           


           Os clubes eram cheios e os artistas eram valorizados na hora de puxar os blocos para a folia. Muitos foliões improvisavam as suas fantasias e tudo era feita com muita paz e amizade.
            


            Hoje o carnaval ainda continua, mas antes de ser uma celebração e uma festa, virou um robusto comércio, e que já não tem mais aquela segurança que se tinha algumas décadas atrás.
            


           Nas mentes dos que viveram esses tempos áureos, ficam as lembranças de outrora. Nos tempos da modernidade, fica a insegurança de um carnaval que já não trás mais simplicidade e nem aquele toque de magia que tinha nos velhos carnavais.
     


    UM ARTISTA DO NORDESTE










    VÁRIAS FACES DA OBRA DE NEWTON AVELINO



          






          Newton Avelino, artista potiguar que vem de uma família de artistas, como: Poetas, pintores, artistas gráficos, cantores, poetisa etc.
            

            Esse artista mostra a sua habilidade entre traços e cores pictóricas, uma arte, que além de encantar os olhos, mostra também um misto de alegria e satisfação em observá-la dentro de um contexto cultural de uma região que tanto contribui em cultura, para o Brasil.
             


           Esse artista tem como parâmetro principal, mostrar além do dia a dia de um povo, ele também destaca as suas danças e folclore e as suas dificuldades no que se refere à infra-estrutura de uma sociedade que sofre com a falta de várias coisas como: saneamento básico, escolas, postos de saúde, e emprego.
             


            Esse artista costuma fazer uma pintura de protesto, mas com muita responsabilidade. Ele mostra tudo isso em suas pinturas, de uma forma de alegria através das suas tintas, pincéis e dos seus traços arrojados.
         


          Newton Avelino está produzindo a sua próxima exposição. Ele mostra que está ligado nas temáticas que se propõe em pintar. Newton Avelino um artista do Nordeste.






           

    VAQUEIROS TRADICIONAIS DO NORDESTE

                                                                                                                                                                             Fonte da imagem: Portal ponto net
                                                             
                                 


                         ELES CONTRIBUEM PARA A CULTURA

           



          O vaqueiro nordestino é uma figura muito folclórica e extremamente real na cultura dessa região. Ele é aquele personagem que mostra um trabalho no campo e na caatinga do sertão do nordeste brasileiro.

         


        Os senhores de fazendas, sempre tem alguns desses personagens para que eles cuidem do seu rebanho bovino. Ou eles mesmos como proprietário do gado. Os vaqueiros têm como tarefas em uma fazenda, a pega do boi, que é aquela reis que foge do rebanho para o mato, ou aquelas que ficam por muito tempo perdidas na caatinga.

          



           Eles também tem como tarefa  a ordenha (tirando leite das vacas) e várias outras tais como: colocar o gado no pasto, e no final da tarde recolher o rebanho para o curral, vacinar os mesmo etc. Eles gostam de participar de vaquejadas, já que isso é uma cultura no sertão do nordeste brasileiro, isso é muito  muito comum no sertão do nordeste do Brasil. 

           



          O vaqueiro tradicional, é aquele que tem as suas vestimentas tais como: Chapéu de couro, gibão de couro, botas de couro etc. Estes sim, podemos chamá-los de vaqueiros. É interessante  e fora totalmente da cultura nordestina, os vaqueiro modernos, que se acham vaqueiros.

              


          São aqueles que participam de vaquejadas, e que usam calças jeans com bonezinho na cabeça, e que montam o seu cavalo em algumas vaquejadas por aí, e que "ele" acha que é um vaqueiro.  Na realidade, talvez um hobby, mas que não contribui de jeito nenhum para a nossa cultura.

           



           Não concordo com tal atitude, já que eles estão por fora da cultura do nordeste e de toda a história, Já que eles não dá realmente continuidade ao cultural. Muito diferente da histórias que os verdadeiros vaqueiros do sertão dá para a cultura.

             



           Eles sim é  quem fazem parte da histórias . Os vaqueiros chamado modernos, eles não sabem, mas estão totalmente fora desse contexto. O vaqueiro do sertão nordestino são aqueles que fazem a pega do boi, lá dentro da caatinga, e trazem o boi mascarado para o curral da fazenda. Isso sim, é o nosso vaqueiro nordestino tradicional, e que faz parte da cultura.

                



          O resto é modismo e totalmente fora de propósito no que se refere à cultura. O vaqueiro tradicional  é aquele que se apresenta para uma vaquejada com sua vestes de couro, e que faz parte da cultura. O chapéu de couro é o símbolo do nordeste, se não usam, é claro que não estão contribuindo para a história.






                                    









             


             

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    GOSTARIA DE ASSINAR O NOSSO FEED?

    100% gratuito

    RECEBA AS ATUALIZÇÕES DO NOSSO BLOG DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL

    FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO BLOG