. ARTE E CULTURA POPULARA ARTE DE NEWTON AVELINO: 04/05/14

Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    SEGUIDORES

    Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

    5 de abr de 2014

    LAGOA DO PORTINHO

                                     
                                                                                   Fonte da imagem: Parnaíba
                                                                           
                                       

                                             UM PARAÍSO 
                    


           Um dos pontos turísticos mais conhecidos do estado do Piauí é a lagoa do portinho. Todos que tem a oportunidade de conhece este cartão postal, ficam maravilhados com a exuberância que esta lagoa tem.
              
           
         Esta lagoa anda abandonada e ha cada dia, as dunas vem deixando ela menor. Os responsáveis por ela deviam colocar a mão na consciência e ver que eles estão prestes a perder mais um espaço turístico no estado.
              

           O certo seria os governos, municipal, estadual e o federal se unirem para salvar esse que é um dos espaços mais importantes do estado, levando-se em conta do aspecto turístico e que ela poderia geral renda e trabalho para os nativos do local.
              

          Eu cheguei a conhecer esta lagoa, nos anos 70, Precisamente em 1979, e as dunas que cercam a lagoa, já estavam avançando. Os atrativos mais procurados pelos turista ou os que visitam a lagoa, são passeio de banana boat que é um bote inflável puxado por lancha, ou passeio de lancha.
            

         Para os que não gostam brincadeiras aquáticas, é possível  se aventurar na tirolesa, uma espécie de balanço que desliza em um cabo terminando em um bom banho refrescante. A lagoa fica bem na divisa entre Parnaíba e Luiz Correia.
               
          
          Para chegar na lagoa o acesso é pela rodovia Br-343 a onde o motorista segue até a estrada que leva a lagoa. Lá tem uma colônia de férias que dispõe de hospedagem, alimentação e entretenimento. Nos finais de semanas os restaurantes promovem shows de forró e samba.

          

    BARRA DE CUNHAÚ

                                               
                                                                                                                                 Fonte da imagem: Foursquare
                                                         
                                
                                 

                                  UM LUGAR PARADISÍACO
                 
                  


    Barra do Cunhaú, é um desses lugares paradisíaco que o nordeste tem para mostrar. Fica localizado no município de Canguaretama, litoral potiguar. Esse município fica a cerca de 80 km da capital Natal, e tem como cartão postal, lindos coqueirais, mangues e rios. Em Baía Formosa você vai encontrar ainda uma das maiores reservas de mata atlântica que ainda se preservam no Rio Grande do Norte.
            


            Desconhecida até pouco tempo, esse lugarejo vem recebendo muitos visitantes todos os anos, motivado pela a sua tranquilidade, e pela sua beleza exuberante. É realmente um paraíso ecológico, sem falar no santuário ecológico de tartarugas.
             


            Esse lugar já existe há bastante tempo, colonizado tanto pelos portugueses, holandeses e os franceses que quando chegaram a essa aldeia, já existia índios tupi. Hoje a vila de pescadores oferece praias calmas e desertas.
              


             Em Barra do Cunhaú você pode escolher banho de rio, pode praticar surf, kitesurf etc. Você tem a opção de se deliciar com peixes, camarões, ostras fresquinhas e lagostas. Indo a Barra de Cunhaú, procure um dos nativos para que ele posso mostrar os locais propício para o turista frequentar.





    ARROZ DE CAPOTE

                            

                   Um prato tipicamente piauiense

            A culinária nordestina, como na arte brasileira, tem uma influência enorme da europa e também dos povos indígenas que já habitavam aqui o nosso território antes dos colonizadores europeus.

           O arroz de capote é um dos pratos mais apreciados e saboreados no nordeste do Brasil. Precisamente no estado do Piauí de onde se tem notícias de que este prato é originário deste estado.
     
            Esse prato consiste nada mais do que um capote, no qual em outras regiões é chamado de galinha da angola ou guiné. O arroz de capote é preparado com: Um capote, ou galinha da angola ou guiné. Do jeito que queiram chamar. Meio quilo de arroz, um tomate grande, pimentão, cebola, cheiro verde e pimenta do reino.
     
             Você lava bem o capote, depois corta pelas juntas o mesmo.Tempere com todos os ingredientes, como: Tomate, cebola, pimentão picado e sal. Tempere tudo e deixe por mais ou menos uma hora.  Depois deixe apurar por pelo menos uma hora.
     
              Refogue por uma hora deixe cozinhar por uma hora. Lave o arroz e depois coloque a água do arroz para ferver. Depois da fervura, junte tudo na mesma panela o arroz, o capote e pimenta de cheiro e todos os temperos.
     
              Quando estiver pronto acrescente cheiro verde. Agora é só saborear um prato tipicamente da culinária piauiense e nordestina.

     
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    GOSTARIA DE ASSINAR O NOSSO FEED?

    100% gratuito

    RECEBA AS ATUALIZÇÕES DO NOSSO BLOG DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL

    FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO BLOG