, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 04/18/14 04/18/14 - A ARTE DE NEWTON AVELINO

SEGUIDORES

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

18 de abr de 2014

O JUMENTO

                      
                                   Fonte da imagem: Chico Câmera

                      


                CONTRIBUIU PARA O PROGRESSO
           
       


      Que o Jumento é um dos símbolos mais fortes da região Nordeste do Brasil, disso ninguém tem dúvida, ele é um animal que deu e ainda dá a sua contribuição para essa região.

       


     Claro que na época do Brasil colônia e império ele foi imprescindível para a economia da região e até da nação. Com o avanço da modernidade e da tecnologia, ele ficou obsoleto. Mas isso é também uma controvérsia. Sabemos que para os pequenos agricultores do sertão nordestino ele é muito útil.

        

      A sua proliferação sem controle causa dor de cabeça para algumas pessoas. No entanto no meu ponto de vista, a responsabilidade é do homem. Realmente disso ninguém tem dúvida, também não é surpresa pra ninguém.

        


      Neste caso, ou em outros casos, ninguém quer tomar pra si a responsabilidade de controle dessa espécie no território do Nordeste. Talvez porque não der mais lucros aos grandes fazendeiros da região. Quando ele era aproveitado nas tarefas do dia a dia nas grandes fazendas, ele era visto com bons olhos.

       


       Hoje esse animal nessa região, já não é mais tão valorizado, pelo contrário, por uma pequena minoria ele é visto de outra forma. Venho aqui parabenizar a Secretaria de Agricultura de Lagoa Grande-Pe no alto sertão do São Francisco, que vem tirando das áreas urbanas da cidade, os jumentos encontrados soltos nas vias públicas.

         


      Eles mandam os animais recolhidos para o Parque Ecológico dos Jumentos, no distrito de Rajada, uma zona rural de Petrolina. Essa área foi idealizada pelo deputado estadual dessa região.

         


       Essa reserva foi feita para abrigar estes animais de toda aquela região no intuito de evitar que os animais continuem provocando acidentes nas estradas, ao mesmo tempo em que eles também se tornem vítimas.

         


       Quisera que tivesse mais pessoas para abraçar uma causa tão bonita como essa, de proteger animais tão dóceis como esses, e que não fazem mal a ninguém, pelo contrário, ajudou no desenvolvimento do homem sertanejo e no crescimento do Brasil. Parabenizo a atitude de pessoas como essas. Esse projeto é muito importante para o sertão dessa região.






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...