, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 04/19/14

Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    SEGUIDORES

    Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

    19 de abr de 2014

    CORRIDA DE JEGUES

    Fonte da imagem: newssaj

                                                    


                                                       
                               
                                     DIVERSÃO E ARTE


      



           A corrida de jegues é muito famosa no nordeste do Brasil, primeiro porque é um atrativo a mais, para os povos das cidades do sertão nordestino, ou seja, o sertanejo aprecia essa corrida por se tratar de uma diversão no estilo vaqueiro.

          


        Em segundo lugar essa corrida valoriza os animais símbolo do Nordeste, que é o Jegue. As corridas pelo sertão Nordestino tem como meta, alertar para a preservação dos jegues do interior brasileiro.

          


         As corridas com esse animais começaram sem nenhuma pretensão de serem grandes. Hoje pelo sertão do nordeste, elas já se tornaram mais um calendário cultural entre muitas cidades. O bom dessa corrida, é que não se maltrata o animal.

          


         Os competidores não podem usar nem sela, nem cangalha, nem pano, nem chicote, arreios, estribos, e nenhum material que machuque o animal. A regra mostra que em primeiro lugar está a proteção aos animais.

           


          Nas corridas de jegues que tem pelo Nordeste afora, além dá própria corrida, ainda tem o concurso de fantasias sobre o jegue fantasiado. Muitas premiações são dadas aos ganhadores.

           


          Várias personalidades da política, da iniciativa privada e de todos os meios da sociedade vão prestigiar esses eventos no interior do sertão do Nordeste Brasileiro.

           


          Além de ser uma forma de diversão para turistas e para nativos, ainda esses eventos culturais aquecem a economia das cidades que estão sediando esses eventos.







         

    CABACEIRAS


                            "Na Paraíba também tem Roliúde"
     
        A cidade paraibana de Cabaceiras fica no cariri paraibano a 180 km da capital João Pessoa, e a 50 km de Campina Grande. Ela fica localizada na área mais baixa do Planalto da Borborema, na região dos Cariris velhos.
     
        Essa região é muito conhecida por ser uma região que menos chove no Brasil. Esse nome Cabaceiras foi dado à cidade, devido a uma planta do mesmo nome e muito abundante na região, então colocaram o nome da cidade de "Cabaceiras".
     
        A cidade também tem seu destaque no mês de Junho a onde se prepara para coroar o Bode Rei e fazer uma grande festa. A cidade chega a receber mais de 200 mil turistas, que consequentemente, movimenta o comércio local e a sua economia.
     
        A cidade vive da cultura caprina. Esse animal é o mais querido da região. Na cidade de Cabaceiras, "O bode rei", tem direito a hino oficial e até uma estátua no centro da cidade. Nessa festa o atrativo é saborear a culinária feita pelo anfitrião "O bode".
     
        Como a carne do Bode tem o sabor leve e muito exótico, não faltam opções de pratos saborosos. Vai da buchada do bode até a carne de sol de bode, linguiça e almôndegas a base de bode. Com a carne desse animal tem mil e umas opções de pratos saborosos e suculentos.
     
         Na parte artística, essa cidade do cariri paraibano, tem o apelido de  "Roliúde Nordestina". Em Cabaceiras já foram realizados 23 filmes brasileiros, um desses filmes foi em 1924. Então nem só de comida vive a cidade de cabaceira, mesmo porque o poeta já falava:
     
         "A gente não quer só comida, a gente quer comida diversão e arte". É isso que a cidade de Cabaceiras mostra para o povo do Brasil e do mundo, que é uma cidade plenamente correta, para com a sua sociedade e para com os turistas.

           Ela mostra um cardápio riquíssimo na sua gastronomia regional, e mostra também a sua agenda cultural. Parabéns a cidade de Cabaceiras no cariri paraibano, pela sua cultura.

    SALVADOR

                                               Fonte da imagem: Salvador Bahia Travel

                                                  
                             

         
                        CARTÃO POSTAL DE SALVADOR

         




        A praia de itapuã é uma das mais belas e conhecidas praias do nordeste Brasileiro. Ela tem esse reconhecimento tanto pelos nativos quanto pelos turistas que ali visitam. Ela tem seu nome cantado em trovas e versos pelos poetas que a conheceram.  


         






        Itapuã,  significa na lingua tupi, pedra redonda. Ela é uma das preferidas dos banhistas. A praia tem um calçadão com pedrarias e coqueirais ao longo de toda orla. No mesmo local se encontra a Sereia de Itapuã, a onde os turistas podem apreciar o visual. 

         





         Itapuã também pode ser um belo ponto para a prática de esportes aquáticos. Os turistas além de ter a visão privilegiada de uma linda praia,  ainda podem visitar o farol, um verdadeiro cartão postal da cidade. 

          






         Na parte de infraestrutura, eles tem as barracas da orla, que alugam guarda sol e cadeiras. E um cardápio típico nordestino, como: crustáceos e bebidas quentes e frias. Essa praia é bastante frequentada, por isso sempre está cheia, para quem quer ter um pouco de sossego esse não é um local adequado. 

          






        Itapuã como em  quase todas as praias urbanas do Brasil, era uma vila de pescadores  isso na década dos anos 50 e 60. Hoje essa praia está mais desenvolvida, como era de se esperar, porque acompanhou o desenvolvimento urbano da nossa sociedade moderna. 

           






         Em Itapuã encontramos o Parque Metropolitano do Abaeté, a Lagoa do Abaeté e outras coisas mais. Também é bom frisar que tem um aspecto particular nesse bairro, que são as suas manifestações religiosas e culturais. 

           




       
         Então para quem está querendo conhecer a cidade de Salvador, será uma boa você conhecer a praia de Itapuã, e conhecer também todo um contexto cultura do bairro de Itapuã. em Salvador Brasil.










     



    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    GOSTARIA DE ASSINAR O NOSSO FEED?

    100% gratuito

    RECEBA AS ATUALIZÇÕES DO NOSSO BLOG DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL

    FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO BLOG