, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 04/21/14

Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    SEGUIDORES

    Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

    21 de abr de 2014

    BOLO FRITO

    Fonte da imagem: Tricô com bossa
                                              
                                     




                                          SABOR E AROMA

          




          Não é nenhum segredo que a culinária nordestina é maravilhosa, e hoje eu resolvi falar um pouco da culinária de um belo estado do nordeste que também contribui e muito para que a culinária do Nordeste seja uma das apreciadas tanto pelos nordestinos como pelos turistas.
          




        Eu morei no Piauí, e com toda tranquilidade e com a convivência com a culinária desse belo estado, e com a sua cultura, posse dizer, a cozinha piauiense traz um sabor todo especial, pois quem prova do seu sabor, nunca esquece.
           




           No estado do Piauí, a culinária vai do Arroz de Capote, passando pela Maria Isabel, Carne de Bode com macaxeira, ao arroz com Pequi. Mas hoje eu vou falar sobre bolos feito nessa região tão linda e acolhedora que é esse estado que eu considero a minha casa.
            




           Temos o bolo de milho muito conhecido pelos seus habitantes, passando pelo o bolo corredor e chegando ao Bolo Frito. Vamos falar desse bolo, "Bolo Frito". Essa iguaria tão consumida por quem mora nesse estado é um manja realmente.
           




           Esse bolo é tão gostoso que no Piauí ele se tornou nome indispensável no pratos dos piauienses. O bolo de Goma no Piauí é considerado uma instituição, o povo dessa bela região não conseguem viver sem ele.
             




          A massa é simples: Goma, ovos, leite, sal e óleo. Quando você for ao Piauí, não deixe de provar esse bolo salgado com um café com leite, é a combinação mais perfeita para se degustar essa iguaria tão apreciada pelos piauienses queridos.

    FOLGUEDOS

                     

                                                








                                                     Cultura Nordestina

        






           Folguedos são festas que são populares, cuja suas características são presença de músicas, danças e representações teatral, que se realizam anualmente em determinadas datas em algumas regiões brasileiras.

          




        Algumas são religiosas e outras são folclóricas. Exemplo: O pastoril é um folguedo natalino, ele é apresentado na época natalina. Outro folguedo que é apresentado na época do natal é o Reisado. O bumba meu boi, é um folguedo que tem suas raízes vindas dos Africanos, Portugueses e Indígenas.

          




         Ele é realizado nos mês de novembro. O maracatu é uma dança tipicamente pernambucana e que é representada pelos trabalhadores rurais da zona da mata de Pernambuco, e que acontece sempre na época do Carnaval.

          




         Os Folguedos fazem parte da cultura Nordestina e Brasileira. No Nordeste eles se fazem mais presentes. O nordeste com as suas tradições e os seus costumes, sempre tratou de preservar os seus folguedos, trazendo em determinada data, as celebrações e manifestações folclóricas para mostrar ao seu povo.

           




          Os folguedos hoje favorecem o crescimento turístico da região a onde ele está sendo apresentado, isso consequentemente é uma forma de se preservar a cultura e os seus costumes e de aquecer a economia da localidade a onde ele está sendo desenvolvido.

          




           Essa é uma boa forma de se levar cultura para o povo e de geração de emprego e renda para o povo também. Pode se avaliar que esses eventos possuem uma potencialidade de mecanismo de desenvolvimento.

          




           Os folguedos são apresentados por grupos folclóricos que encenam personagens por hierarquia, usam indumentárias específicas, calendário ciclo e seguem em suas encenações um único enredo. Os folguedos na região nordeste do Brasil, eles são muito presente. Venha conhecer o Nordeste no mês de Junho, esse mês as festas são constantes.



    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    GOSTARIA DE ASSINAR O NOSSO FEED?

    100% gratuito

    RECEBA AS ATUALIZÇÕES DO NOSSO BLOG DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL

    FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO BLOG