, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 05/10/14 05/10/14 - A ARTE DE NEWTON AVELINO

SEGUIDORES

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

10 de mai de 2014

A ARTE E A COPA





UMA FORMA DE FAZER ARTE 



   O artista plástico potiguar Newton Avelino, vem através da sua obra, mostrar para o Brasil e o mundo, a sua homenagem para a copa da Fifa 2014, que acontecerá no Brasil.
   Ele foi muito enfático ao mostrar entre traços arrojados  e cores pictóricas o seu trabalho. É uma obra voltada especificamente para o tema da copa.    
   Só que  o artista mistura arte, cultura, folclore, danças e músicas. O impressionante de tudo é que na contramão da sensatez a insensatez da loucura da imaginação desse artista, foi de onde ele trouxe essa obra maravilhosa a onde se mistura as nossas raízes culturais e tem como pano de fundo as nossas criações culturais como samba, frevo a catira e tantas outras maravilhosas criações que Deus nos dar como forma de arte.
    A arte desse artista potiguar, esse Nordestino da gema, é de encantar e de nos saltar os olhos, e que nos remete as belezas simples que Deus nos faz apreciar. Newton Avelino como um bom Nordestino, gosta de em seus trabalhos mostrar toda à beleza da sua terra  e da sua gente.
    Não é à toa que esse artista gosta sempre de mostrar temática regional. Na verdade como o regional é a sua praia, ele aceitou um desafio de romper fronteiras e começou a fazer o croqui dessa linda obra dois meses antes da copa da Fifa no Brasil.
    Sendo assim, depois do croqui pronto, ele logo passa a pincelar suas cores e seus devaneios em sua tela branca sem expressão ainda nenhuma para olhares curiosos e de expectativas sobre qual seria o tema.
    O artista logo resolve que é ali a onde ele vai prestar uma pequena homenagem não só A COPA DE 2014 DA FIFA, mas também prestar uma bela homenagem a cultura do seu estado e do seu PAÍS.
    Bem, o artista trata logo de dividir essa tela branca e sem perspectiva nenhuma em arte. Ele logo mostrar seu primeiro esboço, traçando e dividindo sua obra. O que seria DOZE sedes da copa do mundo, ele preferiu dividir essas DOZE sedes nos CINCO grandes estados da nossa NAÇÃO, foi assim que esse artista simples e humilde resolveu colocar as sedes que representariam essa COPA DA FIFA 2014 através da cultura brasileira trazendo como personagens dos estados divididos em arte:
    No Nordeste o FREVO de Pernambuco, No Sudeste o SAMBA CARIOCA E PAULISTA, No Centro-Oeste A CATIRA de MATO GROSSO E MATO GROSSO DO SUL, No NORTE O CARIMBÓ que tem raízes das DANÇAS INDÍGENA e NEGRA, E no SUL, o GAÚCHO com o seu FANDANGO. Então com essa temática, esse artista conseguiu juntar A ARTE E A CULTURA, e realizou uma obra como ele mesmo diz, que é mais uma  OBRA DE DEUS.
     Ele só assina. Esse é Newton Avelino, um artista simples do NORDESTE do Brasil que presta uma bela HOMENAGEM para o BRASIL e A COPA DA FIFA DE 2014 através da sua cultura dos seus costumes e da sua arte. NEWTON AVELINO UM ARTISTA DO NORDESTE.

FESTA JUNINA

                      
                                                                       
                                                            Fonte da imagem: jornalportaldosertão
                               

                                   






                                  



                                               
                                            TRADICIONAIS FESTEJOS







         As festas juninas no Nordeste começam em certas cidades dias antes das datas oficiais, como as cidades de Caruaru, e Campina Grande.  O mês de Junho é o mês de São João, Santo Antônio e São Pedro. Alguns historiadores falam que o nome Joanina veio dos países europeus católicos no século IV.

  




       Essa festa veio trazida pelos portugueses, logo foi incorporada aos costumes dos povos indígenas e negros. Chegando ao Brasil, logo foi modificado para Junina. Nessa época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio à dança marcada, já as tradições de foguetórios veio da China, de Portugal veio às danças de fitas.

   
    



    Para os católicos, a fogueira que é o maior símbolo dessa festa, tem as suas raízes em um trato feito entre as primas Izabel e Maria. Esse trato aconteceu para avisar a Maria sobre o nascimento de São João Batista e assim ter seu auxilio pós parto. As tradições fazem parte das comemorações. O mês de Junho é marcado por fogueiras, por quadrilhas, por balões, por comidas típicas, e por muitos festejos e muitos foguetórios.

  




    Nesse mês, tem a colheita do milho. Grande parte dos bolos, doces e salgados relacionados às festividades, são feitos do milho. Não restam dúvidas que as festa juninas ganharam força e identidade foi no Nordeste. Os ritmos típicos dessa região como forró, xote e baião, foram incorporados a ela. Na verdade essa festa é comemorada em todo o Nordeste como uma das maiores festa dessa região. Os festejos juninos são a identidade desse estado em termos de Cultura. Venha conhecer as danças, as músicas e o folclore nordestino.


        

  
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...