, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 05/13/14 05/13/14 - A ARTE DE NEWTON AVELINO

SEGUIDORES

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

13 de mai de 2014

FESTA POPULAR DO NORDESTE










OS CABOCLINHOS OU CABOCOLINHO



      




       O Nordeste é um celeiro de cultura popular riquíssima, eu considero a cidade do Recife a capital dessa cultura. Temos a consciência que essa região em todos os seus nove estados à cultura popular predomina entre eles. Pernambuco é um desses estados que é muito rico culturalmente, e quando falamos de CARNAVAL parece que as tradições se juntam nessa FESTA POPULAR. O FREVO é o carro chefe, fazendo todo mundo dançar pelas ruas do RECIFE e pelas LADEIRAS DE OLINDA.


    



     



      O Maracatu com os CABOCLOS DE LANÇA que fazem a alegrias dos foliões e dos turistas. Quem fica no RECIFE, também vai ter o privilégio de assistir as belas apresentações dos Caboclinhos. Essa dança folclórica só é mais vista realmente na época do CARNAVAL.

   



       


      Os Caboclinhos têm personagens como: Cacique, porta-estandarte, grupo de crianças ou curumins (Que no tupi é meninos).Tem tocadores de percussão, e cordões (as filas indianas) de caboclos e caboclas etc. Essa dança dramática tem a sua origem indígena e é chamada de CABOCLINHOS ou CABOCOLINHOS. Historicamente os CABOCLINHOS tem relação com o culto da jurema, a árvore que produz o chá sagrado para os caboclos.


     



     



        As mulheres usam como adereços tangas e sutiãs bordados, cocares ou leques, munhecas para os pulsos e atacas para os tornozelos. Já os homens, tanga, peitoral, munhecas, atacas, cocar ou leque. As danças são fortes e rápidas, com uma bela coreografia que os participantes desenvolvem.

     



      





       As evoluções variam de um grupo para o outro. Podem trazer alas com coreografias, que representam situações criadas pelos mestres e brincantes. Alguns grupos também apresentam o Toré ou Macumba. No período do CARNAVAL temos o privilégio de assistirmos essa  representação cultural que tem a finalidade de mostrar as danças e os costumes indígenas, transformados em festa e cultura popular.



VISÃO PANORÂMICA



                                     
                                                  PAISAGEM COLOSSAL
    
     Certo um dia de domingo, manhã de sol, saí em direção a uma das praias mais belas do litoral sul do Rio Grande do Norte, junto com a minha mãe, meu irmão e um amigo. Fomos para a PRAIA DE TABATIINGA. Pegamos a rota do sol, passando por Pium, Cutuvelo, Pirangi, Búzios, indo em direção da praia.
     Quando chegamos logo após subirmos  uma imensa que liga as Praia de Búzios e Tabatinga, do lado esquerdo és que vejo um mirante, que por sinal se chama Mirante dos Golfinhos. Paramos então para apreciarmos aquela paisagem que de lá nos deslumbra. Um oceano que nos salta os olhos de tão lindo e de rara beleza natural.
     Uma bela baía que por sinal se chama Baía dos Golfinhos e que os anfitriões só aparecem fora d'água que bem quer e tem vontade de fazer uma graça para nós meros espectadores. Na maioria das vezes os golfinhos só podem ser vistos quando à maré estiver alta. O mirante fica em cima de uma Falésias com uma panorâmica extremamente bela.
     Os golfinhos desse lugar tem uma personalidade realmente forte, em alguns momentos eles teimam em aparecer para os visitantes. Mas mesmo assim, esse lugar é aconchegante e também é uma parada obrigatória para os amantes da natureza.
     Ali próximo tem a Igrejinha de Nossa Senhora do Uó, que tem em seu estilo Barroco a beleza desse tipo de arquitetura e de sua conservação. Ela foi construída  em 1735 e até hoje os nativos mantém a sua conservação.
      Bom, ás horas foram passando e então resolvemos almoçar uma bela e saborosa Galinhada Caipira. Fomos bem servidos, saímos satisfeitos daquele estabelecimento. O visual é belo, o lugar é agradável, e fomos bem atendidos.
      Eu aconselho a você, conhecer o mirante dos golfinhos, que fica em cima de uma falésia de frente a uma bela Baía, lotada de GOLFINHOS dando aquele espetáculo que só a natureza que DEUS criou, nos proporciona. Vindo a cidade do NATAL-RN, não deixe de visitar esse belo ponto TURÍSTICO do Rio Grande do Norte.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...