, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 05/16/14 05/16/14 - A ARTE DE NEWTON AVELINO

SEGUIDORES

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

16 de mai de 2014

CASA DE TAIPA

Fonte da imagem: Patos pb gov.









CULTURA CEARENSE






    



       A casa de Taipa como todo mundo já está cansado de saber, é um símbolo do NORDESTE, que nos dias de hoje já está sendo trocada por casas de alvenaria. Mas nos longínquos lugares do sertão, ainda encontramos famílias pobres morando nessas casas. Na realidade, a taipa em 'Pau a Pique ' é um processo milenar de construção.
    




      Foi introduzida pelos PORTUGUESES no BRASIL que difundiram de norte ao sul do país, quando só havia as ocas dos índios. Elas são feitas com estrutura de ripas de madeiras ou mesmo com bambus, e com uma mistura de barro. A técnica de construção é simples geralmente ela é tratada com muito preconceito porque ela traz uma aparência rústica e antiga mesmo.
    





        Como a cultura do NORDESTE e a do Brasil tem influência de portugueses, não é de se fugir à regra. Essa técnica também foi trazida por eles, e desde então é aplicada no meio rural. Você ainda pode ver uma bela casa de taipa no interior do NORDESTE.
    






        Tem algumas que são verdadeiras obras de arte. Elas são encontradas no alto sertão com muita frequência. Porém já estão perdendo espaço para as casas de alvenaria. A casa de taipa é um símbolo cultural do NORDESTE, sem dúvida. Disso ninguém pode negar.
    





       Cabe a cada sertanejo como fazer a sua morada. Tudo depende da situação financeira, físicas e culturais, e de suas necessidades. A pessoa pode e têm como fazê-lo corretamente.
    O problema da casa de taipa, é que ela é um espaço físico que tem as suas falhas entre o barro e a madeiras deixando frestas que faz com que seja hospedaria de um inseto muito prejudicial à saúde do homem, 'O barbeiro'. Sendo assim ela se torna um grande risco de saúde pública.
    





      Contudo isso, esse é um dos maiores símbolos do NORDESTE, junto com: o CHAPÉU DE COURO, a SANFONA, etc. CASA DE TAIPA, ou de pau-a-pique, feita de barro e madeira, é uma técnica milenar, trazida pelos portugueses, para se tornar CULTURA NORDESTINA.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...