, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 05/19/14 05/19/14 - A ARTE DE NEWTON AVELINO

SEGUIDORES

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

19 de mai de 2014

PETROLINA

                         
                                                    Fonte da imagem: skyscrapercity
                                             


                                       CAPITAL DO SERTÃO
     


    Posso dizer que a cidade de Petrolina no sertão Pernambucano é uma das cidades mais aconchegantes do Nordeste. Esta cidade divide com a cidade baiana de Juazeiro  um dos maiores aglomerados urbanos do semiárido.
    

     Na época que eu visitei Petrolina, ela já era uma cidade desenvolvida e com muito potencial para o futuro. Só preciso dizer que nessa cidade já havia um projeto hídrico com uma capacidade de produção astronômica, isso nos anos 80.
     

     Essa cidade tem a segunda maior população e o maior PIB do interior. Ela tem um dos melhores motivos para que seja bem desenvolvida, é banhada pelo Rio São Francisco, que lhe dar a oportunidade de usar as suas águas como meio de desenvolver o semiárido.
     

      Na época que eu estive visitando a cidade de Petrolina, além do Rio dar para os agricultores à água, ainda abastecia o comércio pesqueiro com o melhor peixe de água doce, que é o Surubim.
     

      Hoje o velho Chico, maltratado pela ação do homem, já é outro cenário.Infelizmente um cenário Desolador. O peixe é escasso e já não abastece o comércio como antigamente. Essa cidade tem a 6ª maior economia do estado. Ela é um polo exportador de frutas junto com a cidade baiana de Juazeiro, e o segundo polo vitivinicultor do Brasil.
    

       De acordo com o MTE-PE, Petrolina é também o município com o maior percentual de empresas que cumprem a cota exigida no estado, destinando vagas de emprego para pessoas com deficiência e reabilitadas.
     

       A cidade de Petrolina foi fundada em 1870, a história conta que o nome da cidade foi uma homenagem ao então Imperador Dom Pedro ll e a sua esposa Dona Leolpodina. Mas tem controvérsia.
     

       Bem, os pontos turísticos dessa linda cidade do semiárido são: Antiga Esstação Ferroviária, Balneário de Pedrinhas,Calçada da Fama, Oficina do Artesão Mestre Quincas, Rio São Francisco, Ilha do Fogo etc.
     
       
       O seu aeroporto tem a segunda maior pista de pouso e decolagem do Nordeste, 3.250 metros de extensão. Petrolina é reconhecida como a segunda maior produtora de uvas do país. Também é o maior produtor de manga e outras variedades. Essa cidade do sertão pernambucano é muito promissora.
     

       O comércio de da cidade é diversificado e descentralizado. O centro da cidade tem lojas de diferentes ramos. Já nas avenidas principais o comércio que predomina é o de materiais de construção, peças e serviços automotivos. Vindo a Petrolina procure um guia para a sua melhor estadia.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...