, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 05/21/14

Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    SEGUIDORES

    Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

    21 de mai de 2014

    FOLGUEDO CEARENSE

                          
                                       Fonte da imagem: rosa da caatinga
                                                   





                                MINEIRO PAU








         O mineiro pau é um folguedo que surgiu na época do cangaço, ele apareceu na região do Cariri Cearense. Segundo alguns pesquisadores. Quando ele chegou à região de Minas Gerais, foram incorporados novos elementos, o que fez com que fosse conhecido como Mineiro Pau.
       




        Na época o "morador" caririense se constituía tropa mobilizada do senhor do engenho, pronta para qualquer ofensiva ou defensiva. Os "cabras" dos engenhos, como eram chamados, eles eram uma espécie de guarda costas hábil com o manejo de cacetes ou mesmo facões.
       





    Com o tempo, esse Folguedo evoluiu, e de jogo, se transformou em dança. Alguns pesquisadores falam que essa dança  tem uma influência árabe e africana. Ela é uma dança máscula a onde o entrechoque dos cacetes, e o coro dos dançarinos produzem a musicalidade e uma percussão.
        





          O mestre comanda a folia e a brincadeira começa. Os brincantes do grupo formam uma roda, e à medida que os versos vão saindo em forma de música, os brincantes respondem em coro em forma de música, dança e luta tocando os bastões entre si.
       




         Quando o ritmo começa a aumentar, os brincantes seguem os comandos improvisados do mestre. Essa coreografia de agachar, levantar deitar, virar para direita e para a esquerda, realmente empolga.
        




          O importante de tudo isso aí, é que são pessoas simples trabalhadores rurais, autônomos e pessoas que gostam de valorizar a arte e os seus costumes. Eles criam danças folclóricas, folguedos e músicas com o talento que Deus deu pra eles, mesmo sem terem nenhuma formação acadêmica. É isso que faz com que o homem faça a sua obra, a sua história e deixe um legado de Cultura para as próximas gerações.
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    GOSTARIA DE ASSINAR O NOSSO FEED?

    100% gratuito

    RECEBA AS ATUALIZÇÕES DO NOSSO BLOG DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL

    FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO BLOG