, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 05/24/14 05/24/14 - A ARTE DE NEWTON AVELINO

SEGUIDORES

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

24 de mai de 2014

ARTISTA POTIGUAR


                                             


                            
                              IMAGINÁRIO DO ARTISTA




O artista plástico Brasileiro Newton Avelino nasceu em Natal-RN e se mudou para o estado do Piauí muito cedo. Esse artista passou a sua adolescência e uma parte da sua vida adulta, nesse estado. Lá, esse artista deu o seu primeiro passo para uma caminhada árdua e muito cheia de armadilhas.  


     Newton Avelino conta que nas trilhas e nos caminhos da arte a onde a vaidade toma conta, nunca pode ser cultivada flores muito menos sucesso. Esse artista autodidata sem formação acadêmica prova mais uma vez que talento não se compra muito menos se empresta.

     Quando se tem talento deve-se agradecer a Deus pelo talento concedido. Como diz o artista, a pessoa pode até se esforçar para entender, mas o talento não precisa de "maquiagem" muito menos subterfúgio.

     O artista talentoso é aquele que além do seu talento, ele procura fazer o seu trabalho sem querer saber qual é a trilha ou o caminho que ele vai "trilhar". Ele apenas faz o seu trabalho esperando que os amantes da arte e os leigos ou não leigos, gostem do que ele está se propondo a fazer. Bem, esse artista é um artista que "Não caiu de paraquedas".

      A sua história é muito árdua, e de perseverança e muito trabalho no mundo das artes. Newton Avelino, já trabalhou como DESENHIISTA na Fábrica da Coca-Cola tanto como pintor como Desenhista. Como se ver, esse artista ralou realmente no mundo das artes. Seu primeiro trabalho foi na Fábrica da coca- cola como pintor.

      O teste que ele fez foi um letreiro de 50 metros de comprimento por 2,5 de altura com o nome FÁBRICA.com duas logomarcas da  Coca-Cola é isso aí, nas duas extremidades. O artista também era o responsável para pintar os outdoors da empresa dentro da cidade de Picos-PI e na microrregião.

      Como podemos ver, esse artista começou cedo. Depois que ele saiu da COCA-COLA, foi trabalhar na BRAHMA, pintando também as fachadas e outdoor da empresa. Logo após ter saído dessas duas empresas depois de algum tempo o artista ficou se dedicando as artes plásticas já que tinha começado a sua carreira de artista plástico em 1978.

     Com o seu tempo agora dedicado só às artes plásticas esse artista criou o seu estilo próprio e começou a fazer um estudo de pesquisa começando a se entrosar com nativos de várias localidades da microrregião tanto do Piauí com também uma parte do Ceará.

      Ele começou observar as pessoas seus costumes da época, tanto nas feiras livres como no interior e até mesmo as pessoas da cidade. O que elas gostavam, as suas manifestações culturais, o seu folclore suas danças. Foi por onde ele começou a pesquisa dele para poder começar o seu trabalho.

      Newton Avelino também passou muito pelo sul de PERNAMBUCO, e foi até um pouco do Maranhão. Esse artista já tem uma carreira consolidada e de grandes trabalhos. A família desse artista é uma família autêntica sertaneja, da cidade de CAICÓ-Rn, o artista nasceu em NATAL-Rn mas a sua família é do Seridó.

      Nasceu em uma família de poetas, pintores, cantores, poetisa a onde corre a arte nas veias. O seu avô era poeta "SEU CHICO AVELINO", contemporâneo e amigo de "Câmara Cascudo". O seu tio "DIDI AVELINO" é artista gráfico, artista plástico, cantor e o representante do artista no RIO DE JANEIRO.

      Newton Avelino conta que uma das maiores influência que teve no mundo das artes, foi com o seu tio. Ele quando criança, sempre gostava de ver o seu tio "DIDI AVELINO" desenhando seus rabiscos de colégio. A sua mãe faz divinas poesias e canta. Ele teve um Tio que cantou muito na época da Rádio Poti.

      O artista ainda tem um tio que trabalha em uma grande empresa e que também se deixar faz arte também. Por essas e outras, esse artista é um artista que nasceu em berço não de ouro, mas em berço de arte, berço de artistas.

      O que eu admiro muito nesse artista é que a sua técnica, seus traços arrojados e as suas cores fortes, me sensibiliza e me faz crer que ele além de ser um artista regional ele mostra uma técnica muito apurada a onde as pessoas se PAIXONAM pela sua obra. Newton Avelino um ARTISTA DO NORDESTE.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...