. ARTE E CULTURA POPULARA ARTE DE NEWTON AVELINO: 05/25/14

Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    SEGUIDORES

    Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

    25 de mai de 2014

    O SERTÃO E AS SUAS BELEZAS

                                       Fonte da imagem: danbrazil


                                                    




                       A BELEZA DO SERTÃO NORDESTINO 

           






         Uma das coisas que mais me impressionou quando eu cheguei ao estado do Piauí, foi à plantação de carnaúbas que eu encontrei nesse estado. Na época, tinha muitas Carnaúbas em quase todo estado. Elas eram espalhadas por diferentes locais.       



          



         Essa árvore que é rica em beleza e potencialidade está presente em todo o território da região Nordeste do Brasil. Da sua raiz até as folhas, praticamente se aproveita tudo. Os índios sempre souberam aproveitar e muito os produtos que essa árvore dar.        



           



        Do tronco eles extraiam os artefatos; do palmito, a farinha; dos frutos, o alimento; das raízes e amêndoas, remédios capazes de curar as piores dores. Já os sertanejos acrescentaram mais algumas aplicações à árvore. A sua palha hoje serve para adubação.      



            



         O pó que é extraído das suas folhas é um insumo que entra na composição de vários produtos industrializados, como: Os revestimentos de vários produtos eletrônicos, cápsulas para remédios, verniz de produto de limpeza, cosméticos, limpeza e até mesmo quem ainda faz vinil para a indústria fonográfica artesanal.      



           



        Já na década de 1950 começava a decadência econômica, pois essa palmeira que crescia naturalmente no semiárido, sem nenhum manejo, não existia mais em número suficiente para atender a demanda da indústria nacional e internacional. Ela foi substituída pelos derivados do Petróleo que eram mais baratos.     



            



         Exemplo: Isolante elétrico nos chips de computadores. Eu ainda acho que pela tradição e pelo que essa árvore dava e ainda dar para alguns Nordestinos, eu acho que não teve uma política forte para a preservação da mesma em território Nordestino, para que ela fosse mais uma fonte de emprego e renda para o homem do campo.       



      

            Os Nordestinos então com o tempo, adaptaram a matéria prima a suas vidas, e aprenderam usa-la como artesanatos exemplo: Chapéus, tapetes e outros. Essa árvore símbolo do sertão nordestino deveria ser mais bem cuidada, porque ela é dar para o sertanejo, tudo que ele precisa. A resistência e exuberância dela me fez ver a beleza que essa árvore deixa no semiárido do sertão Nordestino. Os carnaubais do Nordeste traduzem a beleza e a força do homem do sertão nordestino.         

    .





    PIRANHAS

                                                             Fonte da imagem: viagens brasil


                                                         




                        PATRIMÔNIO HISTÓRICO NACIONAL

         





         O Nordeste do Brasil é um imenso celeiro turístico, tanto no seu litoral como no alto sertão, ou até mesmo no agreste. Esses belos roteiros turísticos que algumas pessoas ainda não descobriram, e que isso poderia fazer muito a diferença para as cidades que tem esses atrativos.

         




         Essa diferença ia ajudar e muito economicamente as cidades, gerando  empregos diretos e indiretos. Se isso fosse mais divulgado nacionalmente, com certeza essas cidades gerariam mais empregos e rendas para os nativos.

         




         Falando no que se refere aos turistas, eles conheceriam coisa muito importante culturalmente que hoje alguns não conhecem o que o nosso país tem. Bom, vou falar de uma cidadezinha belíssima e que fica no sertão nordestino, ela tem belos atrativos para mostrar ao turismo do Brasil e do mundo. Essa cidade se chama Piranhas.

          




         Ela está encravada no estado de Alagoas - AL. A cidade foi fundada no Século XVlll. Ela é banhada pelo o Rio São Francisco, o maior rio da Região Nordeste, se bem, que existem outros grandes Rios dessa Região maravilhosa como os Rios: Parnaíba e o Rio Poti no estado do Piauí, o Jaguaribe no Estado do Ceará, o Pindaré/Mirim no Estado do Maranhão e mais alguns grandes afluentes. Mas isso é outra história.

          




        Voltando ao assunto dessa Linda cidadezinha de alagoas: ela é banhada pelo Rio São Francisco que apresenta uma exuberante beleza natural. As suas estreitas ruas são caminhos para se visitar os casarões coloniais da época. Lá as pessoas podem aproveitar o passeios de Barcos pelo Rio São Francisco, tem o Museu Sertão, o Centro de exposição e Cultural  de Artesanato. Você também pode provar os sabores do Sertão, A cidade oferece oferece lazer e turismo para você poder aproveitar bastante a sua viagem.

          




         Ela tem uma boa infraestrutura com bons restaurantes hotéis e pousadas. Podemos encontrar uma belíssima culinária e tudo que agrada aos visitantes. Essa cidade histórica de Alagoas é tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional.

           




         Piranhas fica a 315 Km de Maceió a capital alagoana, ela fica situada na microrregião do sertão do São Francisco e faz limites com municípios Olho D' Água do Casado, Pão de Açúcar, São José da Tapera, Inhapi e o Rio São Francisco.

           




         A cidade tem 19.652 habitantes a sua economia é sustentada basicamente na pecuária extensiva, na agricultura e na pesca. Para chegar a Piranhas indo de carro, pegue a BR 101 sentido Maceió.

          




        Vá na direção do município de Areia Branca que fica na BR 235 seguindo sentido de Itabaiana passando por fora da cidade, entrando em Ribeirópolis seguindo pela estadual SE 106. Você vai passar pelos municípios de Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora da Glória, Você seguindo pela rodovia SE 206 passa por Poço Redondo, Canindé e finalmente chegando à cidade de Piranhas. Chegando à cidade procure sempre um guia turístico ou um nativo da região que lhe dê as informações corretas.


    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    GOSTARIA DE ASSINAR O NOSSO FEED?

    100% gratuito

    RECEBA AS ATUALIZÇÕES DO NOSSO BLOG DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL

    FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO BLOG