, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 05/30/14

Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    SEGUIDORES

    Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

    30 de mai de 2014

    NORDESTE CULTURA BRASILEIRA

                                                 Fonte da imagem: museudantu


                                   HISTÓRIA DO POVO NORDESTINO

        Os caminhões mistos foram muito importantes para o setor de transporte no semiárido do sertão do Nordeste do Brasil. Depois da ll grande guerra, os caminhões começaram a chegar no Nordeste brasileiro eles transportavam cargas, mas também eram modificados para servir como transporte coletivo local e interestadual.
     
        Às vezes alguns transformavam o caminhão em pau de arara e também caminhões mistos, que são caminhões com boleias de madeira estendidas. Esses caminhões mistos fizeram a história do sertão do Nordeste nos anos de 1930.
     
        A economia e o progresso do sertão eram movimentados através deles. Esses caminhões eram tão importantes que além de levar pessoas, ainda carregavam cargas para qualquer região do Nordeste e do Brasil. O caminhão "Misto" tinha três cabines e levava mais ou menos umas 16 pessoas sentadas e mais alguns em cima da sua pequena carroceria.
     
         Esses caminhões geralmente andavam todo tempo em estradas muito esburacadas e de terra batida. O seu motor era ligado, à manivela. Esses caminhões subiam as serras que existem no sertão, com o seu motor gemendo e devagar até chegar ao topo.
     
          A história desses "queixo duro" no comércio do sertão do nordestino e nos cantos mais longinquos do Brasil, é uma história de uma economia muito forte por parte do comércio varejista e do comércio atacadista. Já que era através deles que as pequenas e médias cargas eram transportadas por eles.
     
          O sertanejo para a onde ele quisesse ir ou viajar, ele tinha que ir de Caminhão misto, porque era uma das formas mais simples de se chegar a algum lugar desse sertão Brasileiro. Era muito comum você encontrar nas áreas mais urbanas do Brasil esses carros exóticos, mas para a época ele era o top de linha nas estradas do Brasil e do sertão brasileiro. O caminhão misto nos anos de 1930 foi para o sertão nordestino e para o Brasil, um símbolo de modernidade para a economia do País.

     

    ÁGUAS CRISTALINAS

                                                                                            Fonte da imagem: myhouseinparadise

                                                 
                                       PRAIAS DO NORDESTE DO BRASIL

        
         O Rio Grande do Norte é um estado muito rico se tratando de turismo. Esse estado da região Nordeste do Brasil tem um potencial muito grande, tanto no que se refere às belezas naturais de suas praias como também na sua infraestrutura.

        A praia de Perobas é um desses cartões postais que o nosso Nordeste tem. Com muitos coqueiros e uma vista exuberante, a praia de Perobas fica no litoral norte do estado do Rio Grande do Norte, a 78 km da capital do estado, NATAL- RN.

         Essa linda praia pertence ao município de Touros. Foi recém-descoberta pelos turistas. Ela é uma pequena vila de pescadores artesanais que em suas pequenas embarcações entram de mar adentro desafiando as dificuldades do alto mar, em busca de camarões, lagostas e peixes de todos os tamanhos.

          Essa praia é isolada durante uma parte do ano, ela só fica mais movimentada na alta estação. O local tem águas transparentes e pontos de mergulhos. Bom para pescar com zarpão. Os corais ficam distantes a 5 Km da costa. Com uma beleza rara os parrachos de Rio do Fogo, como são conhecidos, essa área ainda é pouco explorada.

          O turista pode agendar os passeios de lanchas para esses parrachos. As pessoas podem encontrar pousadas e restaurantes no local, que tem no seu cardápio galinha caipira, carne de porco, frutos do mar etc. Para o turista que está procurando tranquilidade e uma vista bela, esse é o local certo.

          O nome Perobas vem do tupi Ipê ropa (Casca Amarga). Essa praia tem o Projeto Tamar, que foi criado para a preservação de tartarugas marinhas. Vindo a cidade do Natal - RN não deixe de conhecer a praia de perobas no RN. Procure por um guia turístico credenciado ou até mesmo um nativo da região, para que o seu passeio não seja desagradável.




    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    GOSTARIA DE ASSINAR O NOSSO FEED?

    100% gratuito

    RECEBA AS ATUALIZÇÕES DO NOSSO BLOG DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL

    FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO BLOG