, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 05/31/14

Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    SEGUIDORES

    Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

    31 de mai de 2014

    O MAIOR SÃO JOÃO DO MUNDO

                                    
                                              

                    
                          


                                
                                      FESTA CULTURAL DO NORDESTE
         



        O São João está chegando e junto com ele a alegria dos Nordestinos que tem por essa festa uma alegria e um carinho todo especial. A cidade de Caruaru em Pernambuco e Campina Grande na Paraíba é as duas que tem as maiores festas que existe nessa época do ano no Nordeste.
        Claro que o São João no Nordeste não se resumi só a elas, em todo o Nordeste a festa Junina é comemorado e muito pelos Nordestinos, ao ponto de serem trinta dias de festejos na Região. Essa festa tão nordestina é sem sombra de dúvidas um dos momentos mais aguardados do povo sertanejo e nordestino.
        Não é à toa que o Nordeste é considerado a região a onde existe o melhor e o maior São João do Mundo. Com as fogueiras queimando as madeiras a todo vapor, a indumentária nos brincantes e participantes dessa festa ganha destaques como o chapéu de palha e muito forró, sem falar nas roupas apropriadas para a festa.
         A origem dos festejos juninos está relacionada ao período colonial, costume trazido pelos portugueses quando aqui desembarcaram. Quando essas festas chegaram ao Brasil elas ganharam força, incorporaram-se a cultura popular principalmente pelos Nordestinos.
         Os santos São José, Santo Antônio, São João, São Pedro, são homenageados nesse mês junino. Os trinta dias de festejos são acompanhados por uma culinária riquíssima a base de milho e de leite. Esse ciclo junino é de natureza pagã misturado com a tradição religiosa dos nordestinos. As festas juninas impulsionam a economia, e fazem reviver a cultura.
         O turismo também é beneficiado com essa festa porque consequentemente vêm mais pessoas para prestigiar o evento. Caruaru e Campina Grande disputam quem é o melhor São João do mundo, isso é bom porque incentiva a cada vez mais as duas cidades a fazerem uma festa a cada ano melhor.
        São duas lindas cidades com potencial tanto econômico como cultural, que só dignifica o Nordeste. Cada uma tem o seu título. Caruaru dizem que é a capital do Forró, e Campina Grande falam que é a onde tem o melhor São João do mundo.
         Por aí vocês tiram de como essa festa é o cartão de visita dos Nordestinos. Se você está a fim de conhecer e de brincar o São João como você nunca brincou, vem para o Nordeste, à região no mês de Junho é a cara do Forró, é a cara do São João.

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    GOSTARIA DE ASSINAR O NOSSO FEED?

    100% gratuito

    RECEBA AS ATUALIZÇÕES DO NOSSO BLOG DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL

    FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO BLOG