, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 06/03/14

Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    SEGUIDORES

    Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

    3 de jun de 2014

    CULTURA POPULAR AFRO-BRASILEIRA

    Fonte da imagem: papagaioamarantino

                                     

                                
                                       NORDESTE CULTURAL
      


       O pagode de Mimbó é uma dança que nasceu na cidade de Amarante PI e vem desde os tempos do Brasil colônia. Essa tradição nasceu com os escravos, e está muito presente na comunidade Mimbó.
       Dois cantadores dão o ritmo nos tambores e cantam cantigas em versos em duas vozes. Os brincantes são pessoas de todas as idades, como: Idosos, e jovens.
       Eles formam duas filas em pares que se cruza sem obedecer nenhum tipo de coreografia todos os pares rodopiam sapateiam e gingam entre eles. As mulheres rodopiam e os homens galanteiam as damas.
       Os homens dançam batendo as "matracas" que são conhecidas por "Gafanhotos".  Essa manifestação popular nada mais é do que uma bela dança sensual entre os negros desde a época colonial.
       Esse folguedo inicialmente praticado pelos negros ele encanta pelo sempre pela participação de todos que o assistem. A cidade de Amarante fica distante da capital do Piauí Teresina a 156 km.
       O berço dessa manifestação cultural é nessa cidade acolhedora. Nos sábados, os tambores invadem os terreiros das beiras do Rio Canindé e o Parnaíba, renovando sempre essa tradição que já vem de longas datas.
       Esse espetáculo é composto por histórias de sabedoria popular e pela poesia dos sertões. O incrível é o tanto de diversidade e misturas de elementos culturais que o Nordeste brasileiro tem com a sua cultura.
       Essa dança é uma das muitas danças que são encontradas na cultura do povo nordestino, e que mostra que na nossa cultura temos influência dos europeus, índios e negros vindos da África.


    SERTÃO PERNAMCUCANO

                                       Fonte da imagem: asmelhoresferias

                                  TURISMO CULTURAL NO NORDESTE

       Localizado em Fazenda Nova, distrito de Brejo da Madre de Deus, em Pernambuco, Nova Jerusalém é o maior teatro a céu aberto do Brasil. esse espaço cultural tem cem mil metros quadrados.

       Esse teatro foi idealizado por Plínio Pacheco, um gaúcho que chegou à Fazenda Nova no ano de 1956, quando a Paixão de Cristo era interpretada nas ruas da Vila. Ele conseguiu deixar essa maravilhosa ideia concretizada para as próximas gerações.

       Ele contribuiu para a cultura, e para quem apoia a cultura e incentiva ela, essa pessoas merecem todo o nosso reconhecimento e temos que aplaudi-las. Em 1951, um comerciante começou a realizar a encenação da vida e morte e a ressurreição de Jesus Cristo.

       Foi a partir daí que começou a realização desse projeto grandioso que é à cidade teatro de Nova Jerusalém que fica no Sertão de Pernambuco a 180 km de Recife - PE. Essa construção é uma réplica da sagrada cidade de Jerusalém em Israel.

       Ele tem Nove palcos, Setenta torres e uma grande muralha com quatro metros de altura. Essa ideia da construção da réplica surgiu em 1962, e só foi concretizada em 1968. Daí pra cá o espetáculo só acontece dentro da grande muralha do teatro.

       Esse espaço cultural atrai gente do Brasil e do Mundo, todos os anos. Nesse espetáculo de encenação, os atores e figurantes passam duas horas para percorrer toda essa área da encenação. Os cenários não são alterados em cada cena como num teatro convencional, mais são os atores que se locomovem pelos cenários.

       A peça custa em torno de dois milhões de reais, uma parte é para a produção e a outra metade e com a publicidade do evento. Depois de o espetáculo ser exibido para o público, o resto do ano o local é aberto e serve de cenário à Pousada da Paixão, uma hospedaria temática ambientada na Antiguidade.

       A sauna são as "Termas de Herodes", o salão de jogos é a "Arena dos Centuriões", o Restaurante se chama "Recanto da Ceia, e assim por diante". O Brasil tem hoje cerca de 350 destinos para o turismo religioso, esse setor estar crescendo.

       Os turistas passam mais tempo no local e acabam conhecendo outros pontos turísticos da região. Na verdade é que Pernambuco tem um espaço cultural encravado no meio do semiárido do Nordeste, e que faz com que as pessoas do local mostrem cultura para o Brasil e para o mundo e gerando emprego e renda durante esse período de festejos. O Nordeste mostra que a cultura não tem fronteiras, ela está muito além das fronteiras.




    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    GOSTARIA DE ASSINAR O NOSSO FEED?

    100% gratuito

    RECEBA AS ATUALIZÇÕES DO NOSSO BLOG DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL

    FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO BLOG