SEGUIDORES

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

7 de jun de 2014

PRODUTO SERTANEJO

                 
                        Fonte da imagem: aartedebebida

                             UMA BEBIDA TRADICIONAL NO SERTÃO

   Todo mundo já está cansado de saber que a região nordeste do Brasil é muito conhecida pelas suas bebidas artesanais ou não, com álcool ou não. Lá tem a Cachaça artesanal ou industrializada conhecida com Pinga, Aguardente, ou até mesmo a Cajuína ou Jinjibirra e outras. 

  Pois bem, essa região é um celeiro de cultura e de idéias tanto no que se refere diversão e arte, como também nas suas tradições. Vamos falar de uma bebida artesanal bem conhecida pelos turistas e pelos os sertanejos. O seu nome se chama Cachimbo, e é uma bebida tipicamente Nordestina.  

  Ela é feita de cachaça de cabeça misturada com mel, oferecida pelos donos da casa a alguns amigos quando chegavam para visitar o recém nascido. Essa cachaça é preparada muito antes da criança nascer , ela é uma tradição do sertanejo, e de alguns estados nordestino

  O sabor do cachimbo depende das frutas utilizadas de época em que está sendo utilizadas no preparo. É preparada com mel de abelha, cachaça suco de laranja, cravo, canela e muitas outras ervas como, arruda cebola branca, cominho, alfazema, erva doce e outras. 

   Você pode usar desde umbu, coco, limão, maracujá, goiaba, manga etc. No nordeste tem uma grande variedade de frutas tropicais. Para preparar essa deliciosa bebida regional com qualquer sabor, fica ao gosto da pessoa que está fazendo ela.  

   Vai depender  muito da época de cada fruta . Essa tradição é muito comum em Pernambuco e Alagoas. Dizem os estudiosos, que o cachimbo puro não é recomendável, pois ele misturado com frutas e outras essências, é mais saudável para as paridas poderem tomá-lo. 

   Elas podem prolongá-lo durante todo o seu resguardo. Entre causos e contos, histórias e tradições, o Nordeste sem dúvida é passado, presente e futuro em cultura popular. Não existe um cantinho dessa linda região, que não se fale em cultura, ou que não faça cultura. 

   Nordeste é berço de trovadores e poetas, pintores, cantores e doutores. Sertão, uma explosão de sons e de cores. Uma verdadeira aquarela quando chove. Essa é mais uma história de bebidas feitas com cachaças de cabeça artesanalmente, e que faz parte da cultura nordestina.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...