, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 06/11/14

Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    SEGUIDORES

    Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

    11 de jun de 2014

    REDES DE AÇUDES DO NORDESTE

                                                                     Fonte da imagem: panoramio 
                                 
                                   


                                    AÇUDE CASTANHÃO

        



           O açude castanhão é o maior do estado do Ceará e o mais importante açude de múltiplos usos do Brasil. Esse açude tem como finalidade o abastecimento urbano e a irrigação. De acordo com o DNOCS, Departamento Nacional de Obras contra as Secas, esse açude chegou na última cheia que por sinal foi em 2004, com 39% de águas represadas, isso representa 2,6 Bilhões de m³.  

       


        Mesmo com todo esse volume ainda assim é crítica essa situação, porque o açude castanhão abastece além da cidade de Fortaleza, ele também abastece outras cidades vizinhas. Esse grandioso açude,  foi construído no leito do Rio Jaguaribe e está represado na cidade de Jaguaribara - Ce. A sua construção iniciou-se no ano de 1995 e só foi terminada no ano de 2002. 

       


         O castanhão banha pelo menos uns quatro municípios, são eles:  Jaguaribara, Alto Santos, Jaguaribe e Jaguaretama. Todas elas fazem parte da bacia do Jaguaribe. Esse açude é uma inovação da engenharia moderna brasileira, e que mostra para o mundo que a nossa engenharia é uma das mais avançadas do mundo. 

       


          Depois que foi feito a represa do açude, ele se tornou gigantesco com as suas águas represadas. Seus benefícios para a população foram grandes, como: Agricultura irrigada, Lazer, Piscicultura, pesca (de subsistência e esportiva).  Também foi gerado muitos empregos, e subsequente a população teve mais renda que foi gerada pela construção do canal da integração. 

       


          Com 25 mil ha de área de várzea irrigáveis e a área do Baixo Vale, as cidades de Tabuleiro do Norte, Quixeré, Russas, Limoeiro do Norte, Itaiçaba, Aracati e Jaguaruana foram beneficiadas por esse progresso.  Ele potencializa bem a irrigação e contribui para o desenvolvimento e para a geração de empregos nessa região. 

       


          No aspecto ambiental, é claro que ninguém gosta de sair do lugar a onde mora, porque já está há muito tempo naquele local. Porém somando tudo,  o benefício que um açude deste porte traz para a população é enorme. A empresa responsável pela obra, é obrigada a fazer o planejamento de novas casas e uma nova cidade para que as pessoas que estão sendo retiradas do local a onde elas vivem, sejam remanejadas em novas casas e na nova cidade. 

      


         Bom, tendo um local a onde o homem possa trabalhar dignamente sem ter que está sofrendo com a falta de emprego e de opção para ganhar o seu sustento dignamente, eu acho que é a melhor solução para que ele tenha mais dignidade, é ele está em um local a onde ele esteja trabalhando e gerando renda, e tendo o seu lazer junto com a sua família. Essa represa foi uma das melhores obras já feita para a população mais carentes do estado do Ceará. Ela beneficia o pobre e o rico, quer dizer beneficia a todos.            


    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    GOSTARIA DE ASSINAR O NOSSO FEED?

    100% gratuito

    RECEBA AS ATUALIZÇÕES DO NOSSO BLOG DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL

    FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO BLOG