SEGUIDORES

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

17 de jun de 2014

VERÃO NO NORDESTTE

Fonte da imagem: procurandoviagem
                                   
                                   


                          PRAIAS LINDAS DO NORDESTE

    



     Cumbuco, uma praia que fica a 35 km da capital do estado do Ceará, Fortaleza, é uma linda praia a onde o céu e o sol dão um tons de aquarela a esse lindo cenário dessa linda praia do Nordeste do Brasil. Nesse belo cenário, tanto os turistas quanto os visitantes de Fortaleza e até mesmo os nativos da região são agraciados pela mão divina com esse belo cartão postal do estado do Ceará.



   



      Os praticantes de esportes náuticos, adoram estar nessa bela praia, fazendo o que eles mais gostam, que é praticar os seus esportes. Ela é considera uma das capitais brasileira do Kitesurfe. Para quem gosta de esportes radicais, essa é a praia.


   



     O turista pode andar de buggy por dunas com passeio moderado ou radical, o mar é lindo e possui águas cristalinas e calmas, o turista pode apreciar um belo pôr do sol. Também tem a brincadeira do sky bunda, a onde o turista usa uma prancha de madeira que desliza em uma duna, terminando com um belo banho refrescante em uma lagoa.


   



      Sem dúvida nenhuma esse lugar é um dos melhores do Brasil tanto para a prática do Kitesurf como para o turista conhecer-la. Para a prática desse esporte ela é propícia, porque tem ventos constantes e as suas águas são deslizantes. Para quem quer mais tranquilidade existe boas opções próximo a praia de Cumbuco, como por exemplo a lagoa do Banana, que fica a cerca de 5 Km da praia de Cumbuco.


   



       Os turistas podem aproveitar se deliciando nas águas calmas e cristalina dessa lagoa, relaxando nas suas redes montadas nas áreas dos restaurantes. Como em todo lugar no litoral nordestino, o movimento durante à semana fica mais tranquilo, mais aos finais de semana a tendência do movimento de visitantes é crescer.


   



    Próximo a praia de Cumbuco também o turista pode se deliciar com a praia de Icaraí, é uma praia que tem alguns trechos desertos. Como nessa praia particularmente o avanço do mar está indo para o continente, então os banhistas e barraqueiros de praia se afastaram.


   



     É bom deixar claro para o turista que essa praia do Icaraí é PERIGOSÍSSIMA, deve se evitar tomar banho nela, já que o mar é bastante agitado. Como a praia de Cumbuco fica próximo a Fortaleza, eu aconselho ao turista ir conhecer e se deliciar com as belezas naturais desse lugar, mas que ele pernoite na capital alencarina, Fortaleza.


   



     Tudo isso sempre é bom pedir o auxílio de um guia turístico ou de um nativo do lugar, para que a sua viagem ou o seu passeio não se torne desagradável. Bem para chegar a Cumbuco você segue pela BR 222 ou vai pela praia de iracema passando pela Ponte do Rio Ceará.


CULTURA DO NORDESTE

                  
                                  
                                                     


                        FOLCLORE BRASILEIRO
   


     O artista potiguar Newton Avelino, mostra nessa sua obra, à riqueza que tem o folclore Nordestino. Ele também destaca entre traços arrojados, tintas e cores fortes, que as suas obras inconfundíveis, são a cara do sertão brasileiro, diz o artista que é uma temática que ele gosta muito de mostrar em suas obras.

   

     Ele fala também que a cultura do sertão, a cultura do Nordeste do Brasil, ela vai ter sempre espaço em suas obras. Essa beleza e a sua ingenuidade, sempre é bom está mostrando em tintas e pincéis. Sem fugir muito as raízes de sertanejo que esse artista tem, ele fica feliz em representar tudo isso nas suas obras.

   

     O artista sempre fala que a arte popular está presente no dia a dia de cada um que faz parte dessa sociedade moderna, e cada vez mais, ela fica mais forte e mais bela, mostrando assim que no nordeste do Brasil, a cultura é cada vez mais rica.

   

      Nessa obra ele destaca isso, a começar pelo bumba-meu- boi que é uma das mais ricas manifestações folclórica que existe no Brasil. Ele é o Folguedo de maior significação estética e social desse país chamado Brasil. Pesquisadores acreditam que esse festejo teve a sua origem no século XVll, no Nordeste, durante o Ciclo do Gado.

   

      Naquela época o boi tinha uma grande importância simbólica e econômica para o Nordeste do Brasil. Nesse período, os colonizadores usavam a mão escrava, e as usavam para criar o rebanho. É em cima disso a lenda, na qual foi criado o Bumba meu Boi.

    


       Isso se reflete bem a sociedade e a economia da época. Na realidade esse festejo começou em cima de um contexto a onde os fazendeiros com as suas criações de gado reunindo também as influências africanas dos escravos como o Boi Geroa, trazidas pelas populações escravas e européia, como os espanhóis com as suas touradas, misturando as festas portuguesas e francesas.

   

      Esse folclore tem várias denominações pelo Brasil. No Rio Grande do Norte a dança é chamada de Bumba meu boi, no Amazonas e no Pará, (norte do Brasil), é chamada de Boi Bumbá , em Pernambuco, ele é chamado de Calemba, na Bahia, Boi janeiro e por aí vai.

   

     A burrinha é um folguedo popular comum em alguns grupos de Bumba meu Boi, ela tem estrutura de madeira revestida de tecidos coloridos e com varias estampas, e tem um furo central por onde entra o seu condutor.

  

      Ele veste a burrinha que fica dependurada sobre os seus ombros, e que conduz a burrinha e tem o seu rosto mascarado, e dança como se estivesse cavalgando a burrinha. Esse folguedo é acompanhado dos instrumentos que são: Violão, pandeiro e ganzá.

   

      A cabeça da burrinha tem vários adereços e é enfeitada de acordo com o brincante. Esse folguedo também tem as suas apresentações nas comemorações do Dia de Reis, que é no dia 06 de Janeiro. Essa obra do artista Newton Avelino foi vendida para uma pessoa que mora na Capital Federal do Brasil, Brasília.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...