. ARTE E CULTURA POPULARA ARTE DE NEWTON AVELINO: 06/19/14

Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    SEGUIDORES

    Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

    19 de jun de 2014

    SABORES DA COZINHA BRASILEIRA

                                                     Fonte da imagem: cidadesdomeubrasil


                             

                             COZINHA REGIONAL NORDESTINA


       



          Não podemos negar que a culinária nordestina além de ser picante, ela também é muito saborosa ao ponto de ser bem apreciada e elogiada por todos que dela provem. Sabemos que os pratos dessa região, os temperos são o diferencial para qualquer pessoa que estiver preparando-os. 


       



            Desde Chef de cozinha, as mulheres que cozinham em casa ou em qualquer restaurante da cidade ou de beira de estrada, eles vão ser o diferencial no preparo das comidas. Bem, sabemos que para o piauiense essa frutinha que eu vou falar aqui, ela é indispensável na culinária local.

       



              É possível você cheirar, lamber sentir etc. Só não se pode morder essa frutinha, o perigo é muito grande, ela tem espinhos minúsculos que precisam ser cortados, para depois ser lavado e colocado dentro da panela. Ele tem um aroma forte que quando está sendo preparado ou com arroz, galinha ou qualquer outro prato, ele chega a soltar o seu aroma, que podemos sentir de muito longe.
       



             Ele é um fruto muito amado pelos Chef de Cozinha que são responsáveis pela gastronomia de restaurantes ou de cozinhas comuns. Esse fruto pode ser bem apreciado de várias formas: cozido, no frango, no arroz, com peixe, no macarrão, no leite, nas carnes e de qualquer forma que você queira fazer ele, fica ao seu critério.
       



            Ele também pode ser aproveitado em sorvetes, doces e até licores. No estado do Piauí ele é muito apreciado com Galinha e no Arroz, deixando assim mais saboroso e apetitoso os pratos da culinária Piauiense. Eu estou falando do Pequi.
       



           O pequi é na verdade uma fruta que nasceu no cerrado brasileiro e que migrou do Mato Grosso para alguns outros estados brasileiros como por exemplo o Goiás depois foi para o Pará e o Amazonas foi até o Piauí e o Maranhão. Mas que ele por si só, tem a cara do estado piauiense, e faz o dia a dia da culinária desse estado. As pessoas nesse estado não dispensam essa frutinha na sua culinária.

    .

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    GOSTARIA DE ASSINAR O NOSSO FEED?

    100% gratuito

    RECEBA AS ATUALIZÇÕES DO NOSSO BLOG DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL

    FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO BLOG