. ARTE E CULTURA POPULARA ARTE DE NEWTON AVELINO: 06/28/14

Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    SEGUIDORES

    Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

    28 de jun de 2014

    IGUARIA DO SERTÃO

    Fonte da imagem: cheffafa

                     


                         QUASE UMA INSTITUIÇÃO PIAUIENSE
      
      



         O Estado do Piauí além de ser um estado lindo de pessoas acolhedoras, esse estado é um dos estados nordestinos que tem uma belíssima culinária, isso eu pude atestar porque eu conheço e porque eu já morei lá desde a minha adolescência até uma parte da minha vida adulta.
       


         Eu tenho o Estado do Piauí como a minha segunda casa. Graças a Deus eu tive o privilégio e o prazer de ter vivido neste Estado Nordestino maravilhoso de pessoas maravilhosas e de pessoas acolhedoras que até hoje fazem parte da minha vida.
       


          Como estou mostrando aqui nessa postagem a culinária piauiense, eu vou escolher um bolo que para mim até hoje, foi um dos que eu gostei mais. Ele é feito de goma seca, leite, ovos e óleo, podendo ser acrescentado nele, um pouco de cravo, e só. Eu nunca ouvi falar e nem vi ele em escala comercial por onde eu já passei, fora o estado piauiense.
       


          Podemos dizer que ele é uma instituição no Piauí, eu posso até está errado, mas o povo de lá não vive sem ter esse bolo nas suas mesas. Ele é conhecido no estado do Piauí pelo nome carinhoso de "bolo de rosca", um bolo feito  basicamente com goma seca, ovos, leite, sal e óleo.
       


          Tem algumas pessoas que colocam queijo, mas posso dizer textualmente que o legítimo  "bolo de rosca" é aquele que é feito só com os ingredientes necessários, que são os já citados no texto, ou seja: goma seca, ovos leite, sal e óleo, pode ser acrescentado um pouco de cravo, o resto posso dizer que é apenas "modismo".
       


          Tem pessoas que preferem come-lo só no dia seguinte, porque ele fica mais durinho e mais gostoso. Porém esse bolo pode ser degustado logo que saia do forno. De todo jeito, ele é uma iguaria muito apreciada no Estado do Piauí.
       


          Não existem segredos para você conseguir degustá-lo, mesmo que você não tenha tempo pelo core e core do dia a dia, você vai encontrá-lo facilmente nas padarias de lá. Essa iguaria é feita para ser degustada na hora do café pela manhã, na hora do lanche e na hora da janta.
       


           Ele é uma iguaria que é tipicamente piauiense e que sempre estar na cozinha dos piauiense. Sendo assim, você indo esse estado, não deixe de degustar esse bolo salgado tão gostoso e que tem a cara do Piauí.



    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    GOSTARIA DE ASSINAR O NOSSO FEED?

    100% gratuito

    RECEBA AS ATUALIZÇÕES DO NOSSO BLOG DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL

    FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO BLOG