SEGUIDORES

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

29 de jun de 2014

ARQUITETURA NORDESTINA

                             
                                                                   Fonte da imagem: zelinha - zelinha
                                        

                  
                                  
                                  



                                      O COLORIDO DO SERTÃO
   



     



     A arquitetura do sertão nordestino é uma coisa linda, podemos considerá-la uma obra de arte popular, literalmente. Desde os casarões das antigas fazendas do nordeste até as pequenas cidadezinhas do interior do sertão,  ou mesmo as casas  a beira das BRs que cortam o sertão do nordeste do Brasil.

    

     

     A arquitetura nordestina começou a destacar-se no século XVlll, com casas de taipas. Já chegando no século XlX começaram as grandes construções de alvenaria das casas de fazendas no sertão, arquitetura essa com padrões dominantes da zona da mata de Pernambuco e do Recôncavo Baiano. Elas se espalharam pelo sertão nordestino e quem era mais abastardo mandavam fazer essas belas construções como sede das suas fazendas.

   


      Em qualquer cidadezinha do interior do sertão nordestino você vai observar uma arquitetura preservada com traços e pinturas feitas por artistas da região que nunca frequentaram nenhuma universidade na vida, mas aqueles pedreiros e carpinteiros são verdadeiros artistas caboclos. Essas casas são pintadas e feitas por essas pessoas e que sempre ou quase sempre tem os mesmos aspectos arquitetônicos e as pinturas bem escandalosas.
   


      Geralmente, são casas com uma portinha estreita, com uma ou mais janelas do lado que levam cores como verde claro ou escuro, tons azuis, tons brancos o amarelo ocre e por aí vai. O mais importante é a imaginação de cada uma dessas pessoas, sempre é bom ver a alegria que existe dentro de cada uma delas, que apesar de morarem em uma região que tem uma adversidade enorme para elas, e ainda assim são felizes ao seu modo. O importante de tudo isso, é que essas pessoas fazem parte dessa cultura tão rica e linda que é cultura nordestina. 
    


       Sempre fico feliz sempre que vejo, a beira da estrada ou mesmo dentro das cidadezinhas, essa arquitetura ingênua, linda e muito rica, que faz parte da história de um povo que mesmo sendo um povo humilde e simples, são pessoas verdadeiras que são felizes, e que faz parte da história do sertão do nordeste brasileiro. Como diz o grande artista em sua música " É gente humilde ". 




         Grande Chico. É isso, o nordeste é isso mesmo. Com suas dificuldades, suas belezas, suas tradições, sua história, e por aí vai. Esse é o sertão nordestino. Eu tenho orgulho de ser um nordestino.

HISTÓRIA BRASILEIRA

Fonte da imagem: trekearth








 O DESCOBRIMENTO
   
     



     Aqui foi a onde tudo nasceu, o descobrimento do Brasil, pelo menos é o que diz a história. A Vila de Santa Cruz foi fundada em 1535 nas margens do rio mutarí, próximo a sua foz. Pero do Campo Tourinho foi o primeiro donatário da capitania de Porto Seguro.     



    



    No final do século XVI, a vila é transferida para as margens do rio Sernambetiba, só porque esse local oferecia mais segurança aos moradores e também o solo era muito fértil. Duzentos anos depois já em 1935 o nome do municípios é alterado definitivamente para Santa Cruz de Cabrália.  



    



     Isso aconteceu no dia 30 de março de 1938, através de decreto estadual, o município foi levado a categoria de cidade. Essas cidade tem praias lindíssimas e praticamente desertas, tem alguns rios navegáveis  e ideais para práticas de esportes náuticos e belos passeios em embarcações apropriadas para atender melhor aos turistas e aos nativos.      




     Essa cidade é considerada um grande centro turístico. Com boa infra-estrutura, essa linda cidade fica entre um rio e um quebra mar natural, situado na baía de Cabrália. Esse município começou a ser povoado definitivamente a partir da cidade alta, a onde ele ficou com uma visão panorâmica muito linda da região.     



     

     
      As praias dessa cidade são encantadoras são elas: Praia da Ponta de Santo Antônio, Praia da Ponta Grande, Praia de Arakakaí, Praias das Tartarugas, Praia de Apuã, Praia de guaiú, Praia dos Lençóis, Praia de Jacumã, Praia de Santo André, Praia do Mutari.     



      

    A cidade tem um bom acervo arquitetônico, é mais uma opção para os turistas que chegam a essa cidade para conhecê-la e podem desfrutar das coisas boas que ela oferece, tais com as praias, os esportes náuticos, os passeios de escunas e muito mais.     



      A infra-estrutura da cidade é boa, dispõe de boas pousadas, bons hotéis, bons restaurantes, agências bancárias, área de camping e agências de turismo. Para chegar a Santa Cruz de Cabrália a partir de Porto Seguro, seguir 23 Km pela BR - 367 em direção norte, passando por Coroa Vermelha. Quando chegar na cidade, procure um guia turístico para que a sua viagem não seja um problema. Santa Cruz Cabrália, mais um cartão postal do Nordeste brasileiro.






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...