. ARTE E CULTURA POPULARA ARTE DE NEWTON AVELINO: 06/30/14

Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    SEGUIDORES

    Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

    30 de jun de 2014

    INFLUÊNCIAS CULTURAIS BRASILEIRAS

                                                                    Fonte da imagem: entresons

                                                               


                                                                             O PIFE É NOSSO

      



          Um dos instrumentos que fazem parte da cultura do nordeste e que eu falo que é um dos mais nordestinos de todos, isso junto com a sanfona, triângulo e zabumba, é claro, ele se chama "pífano" ou "pífaro" ou até mesmo "pife", a sua sonoridade mostra uma raiz indígena cabocla, feito de taboca (uma espécie de bambu). Se bem que tem alguns estudiosos  por aí, que falam que ele veio da Europa, precisamente a Suíça.


       



           Que bom que a cultura indígena ainda existe. Eu só sei que alguns também contestam a sua origem vindo da Europa. Há indícios que o instrumento tenha surgido no século XIV e se espalhado pela Europa. Ele é bem popular na Suíça, e é bem utilizado no carnaval da Basiléia. Bem, deixando as controvérsias de lado, eu só sei que ele foi introduzido e bem adaptado a cultura nordestina.


       



          No Nordeste ele é usado para animar as festas culturais do nordeste brasileiro, tais como festas juninas ou até mesmo outras celebrações como o nosso carnaval. No sertão ou no agreste ou até mesmo no litoral do nordeste, esses instrumentos são fabricados artesanalmente, ao ponto de virarem uma febre de artistas tocando ele.


       



          O que é muito comum na cidade de Caruaru - PE, esses são os instrumentos a serrem utilizados nas bandas de pífanos da cidade, e que marcaram um estilo musical na indústria fonográfica do Brasil. Podemos até dizer que esse instrumento serve de inspiração para os sertanejos que querem enveredar pelos os estilos mais populares da nossa música de raiz, tais como o forró, o xaxado e até mesmo o baião.


      



          Com um timbre bem estridente ele se diferencia de alguns outros instrumentos cilíndricos de sopro. É bonito de se ver uma banda de pífano executando uma melodia como um xaxado, um forró ou mesmo outros estilos de músicas. O pífano é a cara do povo sertanejo, ele foi  bem introduzido na cultura do nordeste. A influência que ele traz para nossa cultura,  e que pode ter sido indígena ou europeia, eu não sei se faz tanta diferença. 


       



          Eu só sei que ele foi bem introduzido e bem adaptado pelos sertanejos, e agora ele faz parte da cultura de um povo que se chama Nordeste. Os povos indígenas foram e continuam sendo importantes para a nossa cultura claro que sim, e a influência europeia também, porque foi através deles que conseguimos introduzir e adaptar muitas coisas a nossa cultura, isso não tem preço. Foram coisas que só enriqueceram a cultura popular brasileira, disso você não tenha a menor dúvida. O pife é nosso!

    .
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    GOSTARIA DE ASSINAR O NOSSO FEED?

    100% gratuito

    RECEBA AS ATUALIZÇÕES DO NOSSO BLOG DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL

    FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO BLOG