SEGUIDORES

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

2 de jul de 2014

CULTURA CEARENSE

Fonte da imagem: garotasmaterialistas

                                                   

                             
                            
                        JANGADAS CEARENSES
   

   


       A região nordeste é muito cultural, o seu povo respira cultura e arte, e sempre que pode, faz disso o seu estandarte a sua bandeira. Cada estado tem uma bandeira que carrega como símbolo. O estado do Maranhão "o tambor de crioula" o Piauí "o bumba meu boi", o Pernambuco digamos que seja "o frevo" o Rio Grande do Norte é conhecido pela dança "araruna", a Bahia é conhecida pelo "Axé" Sergipe pelas "guerras de espadas" e por aí vai.
   


       
       Hoje eu quero falar da "jangada", símbolo cultural do estado do Ceará. Você vendo assim desse ângulo, ver que todos os estados do Nordeste tem uma mistura de variáveis com algumas vertentes culturais que fazem parte da história e dos costumes do povo nordestino. O Ceará como todo mundo está cansado de saber, é um estado multicultural.
   



         Ele tem este estigma de estado das lindas jangadas porque realmente a pesca nesse estado é muito forte. Pois bem, isso é verdade, mesmo sabendo que lá já deu grandes romancistas como Rachel de Queiroz, José de Alencar e outros. Sabemos que o Ceará é um estado a onde tem excelentes comediantes, mesmo sabendo que o Ceará tem grandes cantores, compositores e outros, sabemos que o Ceará tem como bandeira "as jangadas.
   



        Elas são as maravilhas dos verdes mares cearense, ao ponto de existir todos os anos, uma competição de "jangadas". Elas dão um colorido todo especial a esses verdes mares de toda costa do estado cearense, e quando estão deslizando nessas lindas águas do lindo mar do estado do Ceará, elas nos enche os olhos de alegria e nostalgia.
   



       A jangada é um conjunto de peças de madeiras amarradas uma nas outras, e que tem uma prancha flutuante, que é tripulada por pelo menos 4 pescadores e é usada para pescarias em alto mar ou mesmo mais próximo da costa. Ela é feita de cinco ou seis toras de madeiras unidas umas com as outras por meio de haste de madeira e adotada.
   



       Tem uma vela de pano, que sempre tem que ser molhada quando está em atividade, ou seja, em mar aberto. Os seus tripulantes usam ela para fins pesqueiros, ou para a prática esportiva, e que ela também serve como um meio de transporte para trabalhar e trazer o sustento do pescadores e das suas famílias. Na verdade a "jangada" é a cara da cultura cearense.
   



        Sabemos que em toda orla do nordeste brasileiro existem "jangadas" e pescadores, mas o estado cearense é muito forte se tratando desse maravilhoso artefato feito de madeira. Ela é feita artesanalmente pelo próprio pescador nativo. Devo dizer que elas induziram aos grandes compositores e cantores cearenses Raimundo Fagner e Bechior a fazerem uma linda música.
   



       Até posso dizer que é um clássico. Por mais que eu queira achar um adjetivo eu só sei dizer que "As jangadas" fazem a cabeça do povo nordestino, fazem a cultura da região e fazem a beleza do oceano.  Viva o Ceará, viva o Nordeste, e viva o Brasil.  A nossa cultura é forte, é linda, é nossa.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...