, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 08/04/14 08/04/14 - A ARTE DE NEWTON AVELINO

SEGUIDORES

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

4 de ago de 2014

ANCORETAS

                                 
                                                                           Fonte da imagem: josecarloslima  
                              


                        
                         TRANSPORTE DE ÁGUA NO SERTÃO
   




    O nordeste como todo mundo sabe é uma região linda e bem acolhedora, o seu litoral pode ser chamado de caribe brasileiro, mas eu vou falar mesmo é do nosso sertão tão sofrido e assolado durante anos e anos pelas secas cada vez mais prolongadas no semiárido nordestino.

   

     O nordestino antes de mais nada é mesmo um bravo lutador, ele sempre teve as adversidades como companheira e por isso mesmo ele sempre está pronto para vencê-las e conseguir tudo aqui que ele se propõe e tem como meta. A água no sertão nordestino sempre foi escassa e tem um motivo único, as prolongadas estiagens no semiárido.

   


     As vezes os sertanejos tem que buscarem água em lugares muito distantes das suas residências e para isso ele usam as suas ideias e os seus utensílios domésticos adequado de acordo com as suas necessidades e a região a onde ele vive. Pois bem, hoje eu vou falar de um artefato em que eles usam já há bastante tempo para carregar a água para as suas residências ou as casas de fazendas.

   


      Eu estou falando das maravilhosas "ancoretas", elas juntamente com os barris, foram os primeiros utensílios a serem usados no transportes de água no semiárido do nordeste para as casas dos sertanejos que possuía sítios ou fazendas, ou roça como queiram.

   


      A diferença entre esses dois artefatos quase não existe, basicamente é a mesma coisa, se não fosse pelo fato de um ser de borracha de pneu e a outra de madeira. As "ancoretas" eram feitas de borrachas de pneu e madeira, já os barris eram feitos de madeira e de uma espécie arco de aço no meio do barril e nas suas extremidades.

   


      Os agricultores usavam elas em lombo de jumentos ou burro ou cavalo como queiram. No século passado, na década de 1920, esse meio de transporte para distribuição de água no sertão do nordeste era muito comum.

    


       Hoje os meios já são outros, como por exemplo os caminhões pipas, as cisternas que recebem as águas da chuva e armazenam para que os agricultores usem para o consumo humano, e as caixas d'água por esse sertão de meu Deus. Porém ainda existem pequenos agricultores do alto sertão nordestino, que ainda usam esse tipo de utensílio domestico para trazerem água para as suas propriedades.



ISSO É CUMBUCO

                             
                                            Fonte da imagem: feriasbrasil
                                    




                                     
                      CENÁRIO TROPICAL BRASILEIRO
   





    Cumbuco, uma praia que fica a 35 km da capital do estado do Ceará, Fortaleza, é uma linda praia a onde o céu e o sol dão um tons de aquarela a esse lindo cenário dessa linda praia do Nordeste do Brasil. Nesse belo cenário, tanto os turistas quanto os visitantes de Fortaleza e até mesmo os nativos da região são agraciados pela mão divina com esse belo cartão postal do estado do Ceará.

   



     Os praticantes de esportes náuticos, adoram estar nessa bela praia, fazendo o que eles mais gostam, que é praticar os seus esportes. Ela é considera uma das capitais brasileira do Kitesurfe. Para quem gosta de esportes radicais, essa é a praia.

   



      O turista pode andar de buggy por dunas com passeio moderado ou radical, o mar é lindo e possui águas cristalinas e calmas, o turista pode apreciar um belo pôr do sol. Também tem a brincadeira do sky bunda, a onde o turista usa uma prancha de madeira que desliza em uma duna, terminando com um belo banho refrescante em uma lagoa.

   



      Sem dúvida nenhuma esse lugar é um dos melhores do Brasil tanto para a prática do Kitesurf como para o turista conhecer-la. Para a prática desse esporte ela é propícia, porque tem ventos constantes e as suas águas são deslizantes. Para quem quer mais tranquilidade existe boas opções próximo a praia de Cumbuco, como por exemplo a lagoa do Banana, que fica a cerca de 5 Km da praia de Cumbuco.

   



      Os turistas podem aproveitar se deliciando nas águas calmas e cristalina dessa lagoa, relaxando nas suas redes montadas nas áreas dos restaurantes. Como em todo lugar no litoral nordestino, o movimento durante à semana fica mais tranquilo, mais aos finais de semana a tendência do movimento de visitantes é crescer.

   



      Próximo a praia de Cumbuco também o turista pode se deliciar com a praia de Icaraí, é uma praia que tem alguns trechos bastantes desertos. Como nessa praia particularmente o avanço do mar está indo para o continente, então os banhistas e barraqueiros de praia se afastaram. É bom deixar claro para o turista que essa praia do Icaraí é PERIGOSÍSSIMA, deve se evitar tomar banho nela, já que o mar é bastante agitado.

   



      Como a praia de Cumbuco fica próximo a Fortaleza, eu aconselho ao turista ir conhecer e se deliciar com as belezas naturais desse lugar, mas que ele pernoite na capital alencarina, Fortaleza. Tudo isso sempre é bom pedir o auxílio de um guia turístico ou de um nativo do lugar, para que a sua viagem ou o seu passeio não se torne desagradável. Bem para chegar a Cumbuco você segue pela BR 222 ou vai pela praia de iracema passando pela Ponte do Rio Ceará.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...