. ARTE E CULTURA POPULARA ARTE DE NEWTON AVELINO: 08/12/14

Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    SEGUIDORES

    Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

    12 de ago de 2014

    FOGOS NO SERTÃO BRASILEIRO

                         
                                                      Fonte da imagem: desmanipulador
                                                                   








                              PIROTECNIA NO SERTÃO
       





    Os fogos de artifícios na época junina são eles que dão o embelezamento nessa época, e junto com  com as músicas e outros símbolos juninos, vem abrilhantar e a fazer parte de um costume cultural da região nordeste.

       Nas noites juninas, os fotos de artíficios são um dos pontos altos da comemoraçãoda festa de São João, Santo Antônio e São Pedro. Seja de buscapé a chuvinhas, eles sempre enchem os olhos dos nordestinos, formando brilhos das mais diversas cores formatos e estouros.

       O fogos de artíficios é uma influência chinesa que nós herdamos. A origem dos fogos de artifício não tem uma data precisa. As especulações é de que os foguetes pirotécnicos tenham tido início na Ásia; porém a póvora que e um dos componentes dos fogos de artíficios, bomba e outros, foi inventada realmente na China, a 2000 anos.

       Eles percorreram pela Europa, passou pelo Oriente e pela Grecia. As festas juninas são abrilhantadas por eles, isso não resta nenhuma dúvida. Nessa época, adulto volta a ser criança e participa da festa diretamente, tanto acendendo rojões quanto comendo as comidas típicas e dançando forró.

       O Brasil é o segundo maior produtor mundial de fogos de artifício, ele fica atrás apenas da China. O maior pólo produtor de fogos de artifício é o município de Santo Antônio do Monte que fica na região Centro Oeste de Minas Gerais.

       Esse polos produtor é responsável por aproximadamente 98% da produção brasileira. Resumindo, os fogos foram introduzidos na cultura nordestina, bem adaptados a ela e hoje não existe festa junina sem eles.

       Entre rojões, traques, chuvinhas, arranhacéus e foguetões entre outros, a beleza da festa junina sempre é abrilhanta por eles. Nordeste junino, nordeste dos rojões, essa é a cultura da região nordeste.




    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    GOSTARIA DE ASSINAR O NOSSO FEED?

    100% gratuito

    RECEBA AS ATUALIZÇÕES DO NOSSO BLOG DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL

    FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO BLOG