, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 08/19/14 08/19/14 - A ARTE DE NEWTON AVELINO

SEGUIDORES

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

19 de ago de 2014

ARTEFATO DO SERTÃO

                        
                                Fonte da imagem: saopaulominhacidade
 
                                                       NO BREU DO SERTÃO
 
   No sertão nordestino as famílias que moram em lugares muito afastado da civilização e que não tem acesso a energia elétrica, muito dessas famílias usam o candeeiro ou a lamparina como o meio alternativo para iluminar as casas e não ficarem num breu completo.
 
   O candeeiro é um artefato simples de se fazer, é por isso que o sertanejo não tinha nenhuma dificuldade em fazê-lo. Ele pode ser feito com qualquer material encontrado no cotidiano como: Latas de alumínio, garrafas de vidro, ou qualquer outro objeto que não seja inflamável, já que o produto que se usa é o querosene o "gás" como as pessoas do sertão chamam.
 
   As lamparinas ou o candeeiro precisam tem como suporte em cima das latas um pequeno zinco para ser colocado um chamusco de algodão. Dentro da lata, se coloca o querosene e é através do chamusco de algodão que chamamos de pavio, é a onde ele é embebecido com o querosene e é a onde que ele é aceso.
 
   Ele fica aceso à noite toda se for o caso, e pode crer, além de ser econômico, ele ainda deixava os cômodos das casas com claridade baixa, mais que dava para as pessoas se locomoverem para a onde fosse carregando essa peça. Esse artefato além de fazer parte da história sertaneja no nordeste brasileiro, ele foi uma peça relativamente fácil para ser feita e que também clareou por muitos anos as casas nos mais longínquos torrões desse lindo sertão.
 
   Até os anos sessenta, as pessoas utilizaram esse utensílio doméstico tanto em uma parte do agreste nordestino quanto no sertão, já que a energia era um produto de luxo para as famílias mais pobre dessa nação. Hoje ainda existem algumas pessoas no sertão que usam esse objeto, são elas que moram bem distantes da civilização e distante de tudo, dentro das terras do semiárido a onde ainda não chegou infraestrutura, e talvez ainda demore muitos anos para chegar.
 
   Infelizmente acontece isso no sertão nordestino, uma terra que de tudo dar, é só ter infraestrutura. Hoje em uma parte do sertão do nordeste os candeeiros já foram substituído pelas lâmpadas, mas o candeeiro está na história dessa região linda e rica que tem um povo hospitaleiro e bonito.
 
 
 

CARIBE BRASILEIRO

                    
                                 Fonte da imagem: marrtur
                                                       PAISAGENS NORDESTINAS
 
   Podemos considerar o litoral do nordeste brasileiro, um pouco de caribe. Pressupondo-se que temos um clima tropical e praias lindas, com águas mornas e calmas. Sem sair do Brasil você pode desfrutar de tudo isso aqui no nordeste brasileiro. 
 
   Se você sair da Bahia e for até o estado do Maranhão, você vai comprovar o que eu digo, e o que todos dizem. Que às praias do nordeste são muito lindas, e que são um colosso. São quilômetros e mais quilômetros de lindas vistas e coqueirais a perder de vista. Hoje vamos falar de uma dessas maravilhas nordestina, a cidade de Maragogi que é o segundo pólo turístico do estado de Alagoas, e que fica entre a cidade de Maceió e Recife.
 
   O que aproxima das duas cidades são esses 125 Km para cada uma. Maragogi fica bem no meio da cidade de Recife e de Maceió. Essa cidade é um convite para quem quer descansar do corre e corre do dia a dia. Maragogi tem nas suas praias areias finas com águas mornas, calmas e grandes extensões de areia e lindos coqueirais. São elas: Xeréu, Ponta de Mangue, Barra grande, Peroba e Burgalhau.
 
   A praia é uma das mais frequentadas por lá, que é Xeréu, e possui ótima infraestrutura de bares, restaurantes, pousadas e hotéis. Essa cidade é muito conhecida pelas suas impressionantes piscinas naturais chamadas de Galés. Elas ficam a cerca de 6 Km da praia, e a maioria das pousadas e hotéis oferece esse passeio por cerca de R$ 50,00 por pessoas com a duração de pelo menos duas horas.
 
   Esse tipo de passeio para ser melhor desfrutado, é recomendado quando a maré está baixa, porque quando a maré está baixa, a profundidade, fica melhor para os banhistas desfrutarem o banho nelas. Às piscinas ficam um  metro de água pelo menos.
 
   Essa cidade foi abençoada por DEUS com muitas belezas, e com um clima perfeito o ano inteiro, sendo uma temperatura média anual da cidade com 27 graus.  O melhor período de desfrutar de tanta beleza é o período de lua cheia e nova, são os que registram as marés mais baixas. Indo a Maragogi, procure um guia turístico ou um nativo dessa região, para que você tenha um passeio sem maiores problemas.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...