, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 09/12/14 09/12/14 - A ARTE DE NEWTON AVELINO

SEGUIDORES

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

12 de set de 2014

CAATINGA,BIOMA BRASILEIRO

                          
                                               Fonte da imagem: regiaonordesteestaciopos
                                                     

                                     
                                            SERTÃO, MISTO DE BELEZA 
   



      O meu sertão é belo quando não chove e indescritível quando chove.  A sua vegetação exuberante com o cinza da seca, ou com as suas folhagens verdes quando recebem a água que vem do inverno.
   


      Ele mostra toda sua versatilidade de bioma e mostra a beleza tanto na seca quando no inverno, este é o sertão nordestino. As suas áreas são dominadas pelo clima tropical que é quente e seco, a sua temperatura é oscilante com temperaturas elevadas durante o dia, e que ameniza durante às noites.
   


      As chuvas nessa região se concentram entre três e quatro meses no ano, isso no sertão nordestino. O seu ecossistema é único, e que é formado por árvores de pequeno porte e espaçadas. Elas são adaptadas às condições desse clima nordestino que é semiárido e é o que predomina no sertão.
   


      A caatinga quando recebe chuvas, ela exala um cheiro que sempre deixa o sertanejo feliz e alegre em todas as partes do sertão dessa região, pois ele sabe que caiu chuvas no sertão. Mesmo com a relva da noite essa planta também exala um cheiro de fragrância de um gostoso perfume sertanejo.
   


       Esse bioma que é uma exclusividade do Brasil, ele tem um rico ecossistema que a gente só ver mesmo no sertão nordestino. Essa vegetação linda e exclusiva do sertão nordestino, é chamada de caatinga é uma vegetação nativa que é muito possível se conviver com ela.
   


      Nesse sertão belo do nordeste, milhares de famílias vivem do trabalho na pecuária e da agricultura de subsistência, com muita harmonia cultivando sua cultura e as suas tradições, e que eles vivem em harmonia com esse meio ambiente, mesmo com todas as suas dificuldades de infraestrutura que nesses mais longínquos torrões do nordeste ainda não chegou.
   


        A importância biológica e econômica da caatinga ainda não é muito valorizado. Lá tem a catingueira rasteira, o mororó o  pau ferro, tem também o juazeiro e outras. As potencialidades frutíferas são enormes, lá tem o jatobá o murici, umbu, tem também o pinhão, o jericó, o marmeleiro e outros.
   


        Nessa vegetação rica e exuberante os pequenos e os grandes agricultores usam esse bioma para beneficiar o seu rebanho bovino, caprino ou ovino e até mesmo os equíneos. O sertão do nordeste brasileiro para quem é dessa região, é especificamente ter o seu espaço especial para ter a sua felicidade vivendo a onde ele nasceu e se criou.
   


       O sertão é feito de homens trabalhadores, esses homens prefere viver nesse rincão, mesmo longe de tudo e de todos, eles preferem plantar seu feijão, trabalhar na sua roça e tirar o seu sustento da sua terra. Eles preferem estar sempre em seu habitat natural. O sertanejo é um símbolo de resistência ante de mais nada. Ele é um bravo. 




       

       
        O sertão do Nordeste é lindo mesmo. É uma terra que chovendo, tudo que se planta dar. As suas paisagens, são únicas dentro de um bioma único, tanto faz ser cinza, ou o verde claro , elas traduzem o que a beleza desse lugar maravilhoso mostra tanto para os sertanejos como para os visitantes.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...