, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 09/13/14

Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    SEGUIDORES

    Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

    13 de set de 2014

    ARTESANATO DO NORDESTE

                      
                                    Fonte da imagem: avozdavitoria
                                                          A INGENUIDADE DA ARTE      
       O artesanato nordestino é um dos mais belos do mundo, ele como forma de arte transmite através das mãos abençoadas e habilidosas dos artesãos, um estilo de arte popular e a identidade de um povo chamado Nordeste.
       Toda a confecção desses trabalhos é artesanal, como a fabricação de cerâmica. Essa fabricação geralmente é feita nos fundos dos quintais em galpões construídos próprio para esse tipo trabalho. Os fornos são feitos de tijolos, existe ainda as mesas grandes de madeiras a onde são feitas as peças.
       A habilidade dos artesões com o barro é que vai mostrar a qualidade das peças na hora de vende-las, isso sem falar na queimação do forno a onde pode deixar a peça forte ou fraca, tudo isso contribui para a qualidade da peça.
       As pessoas que trabalham com o barro no nordeste brasileiro, eles começam a aprender a arte da cerâmica desde de criança, a onde começam fazendo brinquedos, até atingirem uma boa habilidade para começarem a confeccionar os jarros e pratos e até mesmo outras peças mais difíceis na confecção. Geralmente vendidas para outros estados do sul e sudeste.
       O artesanato é muito antigo já era encontrado muito antes da época de Jesus Cristo. Nessa época o homem já polia pedra, e fabricava cerâmica para usarem como utensílios domésticos. No Brasil, o artesanato surgiu com os índios, os mais antigos artesãos.
       Eles sempre utilizavam a arte da pintura com pigmentos naturais em cestaria e em cerâmicas também. A verdade é que o nordeste tem uma influência enorme com esse tipo de arte feito do barro.
       Esses artesanatos feitos tanto no sertão do nordeste quanto no litoral é um dos mais ricos do mundo. Além dessa arte mostrar para o mundo uma rica cultura, ainda é uma fonte de geração de emprego e renda para as pequenas comunidades que não tem nenhuma outra forma de emprego e renda se não esta.
       Em muitos municípios do sertão nordestino os agricultores são treinados para fazerem do artesanato, uma forma do agricultor aprender uma profissão que lhe capacite como artesão, já que no sertão as secas são prolongadas e eles ficam sem ter uma forma de sustento. Sendo assim o sertanejo além de ser agricultor, ele pode ter uma segunda profissão que lhe renda dividendos para o seu sustento e o da sua família.

     
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    GOSTARIA DE ASSINAR O NOSSO FEED?

    100% gratuito

    RECEBA AS ATUALIZÇÕES DO NOSSO BLOG DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL

    FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO BLOG