SEGUIDORES

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

1 de out de 2014

CULTURA DO COURO

                                        
                                                            Fonte da imagem: historiaestudoamador

                                                          MODO DE FAZER ARTE COM COURO
   O nordeste é uma região do Brasil que tem muita identidade com o rebanho bovino, com os vaqueiros, com o couro e com tudo que essa matéria prima chamada "couro" nos proporciona. Não é nenhuma novidade que o cangaço deixou uma influência muito grande na cultura do nordeste.
   Eu percebo nas ruas de uma sociedade moderna a onde vivemos que o modo das pessoas se vestirem, na forma de comportamento, como na música, na forma de se vestir e na forma de lutar e de se calçar. Pois bem, ainda até hoje no nordeste o "xaxado" é dançado com alparcatas de sola, e do mesmo jeito que os cangaceiros dançavam na época do cangaço.
   O bando de lampião mesmo com toda aquela truculência que eles tinham, eles gostavam de festas, de dançar e de lutar. E tudo isso influenciou o povo sertanejo e nordestino. Depois do fim desse período chamado "cangaço" foi que sobrou para nós nordestinos, essa influência de musicalidade como o "xaxado" criado pelo cangaço.
   Quando eu falo de luta, eu quero me referir as dificuldades que o povo nordestino enfrenta tanto no sertão quanto em outro lugar, o povo nordestino tem a coragem de enfrentar as adversidades, superá-las e vencê-las. Nós temos isso que a nossa marca. Do mesmo jeito o cangaço tinha quando eles estavam em dentro da caatinga em pleno sertão do nordeste.
   Mas eu quero falar mesmo em um acessório que eles deixaram e que nós copiamos como tantas outras coisas que foi a "ALPARCATAS". Elas já existiam desde os tempos de cangaço, e podem ser facilmente encontrada em registro na história que aconteceu nos anos de 1920 a 1930.
   Hoje as alparcatas viraram Chinela de Sola, ou sandália de couro todas ou quase todas, são artesanais. As alparcatas fizeram por muito tempo a história do povo sertanejo, e ainda estão penduradas ou expostas nas milhares de bancas de madeiras em uma infinidades de feiras livres espalhadas pelo sertão e pelo nordeste do Brasil.

INSTRUMENTO ARTESANAL

                          
                                           Fonte da imagem: umaovelhanoquintal
                                                                  



                                        UMA OBRA DO SERTÃO
  



     Esse artefato que tem um som muito conhecido em toda a região do nordeste brasileiro e conhecido como "chocalho", ele é feito de metal tendo dentro dele um badalo parecido como uma campainha e que é colocado no pescoço do gado e dos carneiros, de bodes e dos burros mulos.
   



     Esse tipo de artefato foi feito para que os animais sejam localizados através do som que ele transmite. Com essa tradição no sertão, ela já vem de muitos e muitos anos atrás. Eu me lembro que na época de criança ainda me lembro desses sons que esses chocalhos faziam no pescoço do gado da fazenda.
   



     Geralmente eles são colocados em vacas e rezes que são fujonas como falam os homens do campo. O processo desse artefato é totalmente artesanal, depois que eles estão prontos colocam eles no forno na alta temperatura para que eles ganhem cor e o som diferenciados entre eles.
    


     O que é mais interessante é que todos eles são feitos igualmente, mas o som de cada um deles é diferente, é essa desigualdade de sonoridade do chocalho que faz com que os vaqueiros distingue uma reis da outra ou uma vaca da outra.
    



     Podemos chamar esses artista que fabricam esses objetos tão interessantes e tão úteis no sertão do nordeste brasileiro de artesãos. Não é fácil produzir umas peças como essas, precisa realmente de talento para que eles saiam perfeitos e destorcendo de um para o outro o diferenciado som.
    



      Existe uma grande diversidade de chocalhos, e uma enormidade de variedades de modelos, no tamanho e utilização a que se destinam. Apesar da procura dos chocalhos depende essencialmente das necessidades dos criadores de gado, de ovelhas e de cavalos.
   



      Cada vez a gente ver crescer a demanda desses artefato para fins decorativos. A região do Nordeste do Brasil além de fabricar artesanalmente esses objetos, ele ainda exporta para o resto do Brasil. O chocalho é realmente a cara do nordeste Brasileiro.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...