, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 12/11/14

Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    SEGUIDORES

    Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

    11 de dez de 2014

    A BELA TAMBABA

                                                       Fonte da imagem: alhandraemfoco

                      




                        A PRAIA DE TAMBABA NÃO É SÓ NATURISMO
                                    
       





      O bom de ser nordestino é que você ouve as discriminações contra o nordeste e vê que nada daquilo que falam do nordeste e contra o seu povo tem fundamento, pelo contrário, essas pessoas são dignas de pena, porque sabemos que são desinformadas e não conhecem a região, a cultura e muito menos a sua gente.
       




         A região Nordeste do Brasil além de ser a que talvez tenha mais artista por metro quadrado do país tem uma cultura forte e o nordestino sempre está em desafio com alguma coisa em sua vida, se não for desse jeito não é Nordestino. Temos músicas regionais de grande qualidade, danças folclóricas e um folclore muito rico. Mas, hoje, estamos aqui para mostrar que, além disso, essa região traz um lindo litoral que é chamado por alguns o Caribe do Brasil





         Dentre algumas praias desse lindo litoral nordestino e brasileiro eu quero destacar um linda praia, Tambaba. Essa bela praia fica na região Nordeste do Brasil no município de Conde, no belíssimo estado da Paraíba. Ela fica a uns 35 Km da capital desse estado, João Pessoa, sendo conhecida também por ser uma praia para Naturistas.

       





          Ela tem uma rara beleza e que por muito tempo foi um reduto para poucos que a conhecia. Tem águas claras e mornas, que logo trouxeram grande notoriedade às pessoas que desejaram descobrir seus encantos. Possui grandes rochas e corais milenares que dão a formação de piscinas naturais e que transformou-se em um lugar de descanso e lazer. O visitante não encontrará dificuldades para se chegar à Tambaba, pois as estradas encontram-se em boas condições de conservação, com fluxo de carros bem regular e que não existe um congestionamento regular.

       





         Quando vai se chegando à Tambaba, a primeira impressão é que é um paraíso intocado com um azul no mar encantador.O naturismo na praia de Tambaba é administrado pela Associção Tambaba Nua que tem a incubência de organizar uma série de normas de conduta ética, como meio de garantir um comportamento adequado. 






        Dentre as regras estão: que é proibido filmar ou fotografar sem autorização, é obrigação de quem está visitando o local que esteja nu, é proibido de qualquer ato ou práticas sexuais, e também não pode se usar quaisquer tipos de drogas. Para se chegar a este paraíso no Nordeste brasileiro indo de carro, o melhor caminho e mais curto é o caminho da PB 008, saindo do centro de João Pessoa PB em direção ao Farol Cabo Branco, passando pelo farol é só seguir as placas de sinalizações nos próximos 30 Km, quando chegar no município de Conde PB precisamente na praia de de Jacumã. O caminho até a praia de Tambaba é bem tranqüilo com a pista bem conservada e pouco movimentada. Chegando a Jacumã é so pegar uma pista local que em aproximadamente 10 Km você estará lá.



    ROMEIROS DO SERTÃO DO NORDESTE

    Fonte da imagem: portalcaninde





    TRADIÇÃO E FÉ SERTANEJA

       




         Romeiros a pé, peregrinando pelas rodovias do sertão nordestino, ou em pau de arara, fazem parte da cultura nordestina. Mas também sabemos que hoje a tradição já está sendo modificada, porque já não é tão permitido que eles viagem quilômetros e mais quilômetros em lastros de caminhões.
        




          O sertanejo é um eterno homem de fé, seja pelas dificuldades que ele passa, seja por respeito ao sacro, isso faz parte da sua doutrina, das suas origens e da sua história. No sertão nordestino como todo mundo sabe de co e salteado, que a religião predominante nessa região, é a católica.
       




           O Nordeste tem várias pessoas veneradas como “Santas” pelos sertanejos, e também pela maioria dos romeiros, tais como: Frei Damião, Irmã Dulce, Padre Cícero e vários outros, apesar da Igreja católica não reconhecê-los como tais. No nordeste a gente costuma ver peregrinações de romeiros pelas cidades do sertão nordestino, e as que se destacam mais são Juazeiro do Norte e Canindé, as duas ficam no estado do Ceará.
       





            Mas tem muitas outras cidades nordestinas que estão investindo no turismo religioso como o Crato que inaugurou o monumento de Nossa Senhora de Fátima, com 45 metros de altura. Já no Rio Grande do Norte, a 100 quilômetros da capital Natal, precisamente na cidade de Santa Cruz – RN. 






          A gente ver que construíram o monumento de Santa Rita de Cássia conhecida como a maior estátua das Américas, ela chega a ser maior que a do Cristo Redentor que fica no estado do Rio de Janeiro, e a estátua da Liberdade que fica em Nova York, têm a altura de 56 metros e está no sertão nordestino.
       




            Então como eu falei, já vem da alma e da cultura sertaneja esse hábito do sertanejo ter fé e sempre está participando de alguma romaria, seja por necessidade ou pelo fato de sempre ser um homem de fé e de ser um homem religioso. As romarias tem as suas datas e o seu calendário oficial. Segundo Câmara Cascudo, foram os portugueses que trouxeram essa tradição para o Brasil. Já que os índios não tinham pontos de convergências religiosas.
       





           Já os africanos convertidos ao islamismo conheceram as romarias e não foram estes que chegaram aqui como escravos. Por tanto juntou a influência portuguesa com a fé do sertanejo e se tornou tradição no sertão do nordeste e passou a fazer parte da cultura nordestina. 






            Portanto somos folclore, somos nordeste somos Brasil. A ingenuidade,  sabedoria e a crença, está dentro de cada um de nós, precisamos sempre acreditar em Deus, porque esse realmente está junto de cada um de nós nos momentos em que ninguém está conosco ele está lá.

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    GOSTARIA DE ASSINAR O NOSSO FEED?

    100% gratuito

    RECEBA AS ATUALIZÇÕES DO NOSSO BLOG DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL

    FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO BLOG