, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 01/15/15

Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    SEGUIDORES

    Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

    15 de jan de 2015

    AREIAS COLORIDAS

                                        Fonte da imagem: egroup

                                           



                                ARTESANATO NORDESTINO








              Não é nenhum segredo dizer que o artesanato nordestino é lindo e muito criativo, no que se refere a estética conceitual da coisa propriamente dita. Por outro lado sabemos que o nordestino na maior parte das vezes, usa essa habilidade atrelada a sua criatividade, para fazer do seu talento, um trabalho rico e diferenciado.
       




         No artesanato do nordeste brasileiro, é usado muito como matéria prima, à palha de carnaúba e do coqueiro, a fibra do agave, da cerâmica e outras matérias primas. Mas hoje vamos falar de um artesanato que é muito valorizado e conhecido pelos turistas de todos os cantos do mundo. Vamos falar das garrafas de áreas coloridas da região do estado do Ceará.
       




           Essas lindas garrafas com areias coloridas, consistem em um belo trabalho minucioso e com requinte de detalhes. Essas areias coloridas são provenientes das falésias do litoral cearense. Esses artesões usam essas areias como matéria prima para fazer trabalhos lindos dentro dessas garrafas de vidros, a onde eles usam como obra, as paisagens lindas do nordeste brasileiro.
       




          Em Majorlândia, foi a onde esse tipo de artesanato surgiu. Essa praia fica no interior do estado cearense. Artistas locais com sua criatividade criaram as garrafas de areias coloridas. Esses artesãos com muita paciência e todos os seus instrumentos de trabalho como: diminutas pazinhas e estiletes e outros instrumentos, vão dosando a areias sobre areias coloridas dentro das garrafinhas, formando assim as paisagens ou alguma outra coisa que eles queiram demonstrar como parte do seu talento, dentro de cada garrafa por eles ali trabalhadas.
       




           São várias formas, várias paisagens e vários desenhos por eles ali demonstrados. Praia das Fontes e Morro Branco tem um cenário próprio de falésias de areias coloridas. São várias cores naturais, pelo menos umas doze. Hoje a área de Morro Branco é protegida por lei, e proibida de alguma pessoa retirar areia.
       




          Os artesãos hoje pintam a areia branca e fazem cores mais fortes para substituir as naturais. Tem um espaço reservado pelo Ibama que permite a retirada da areia fora da área protegida. Além da areia, taças e garrafas, os artesão também usam um palito ou mesmo um fio de cobre para mostrarem os seus trabalhos.
       




           Também eles usam uma pequena concha e uma pá feita com aro de panela. São ferramentas de ponta fina, que dão toda mobilidade de trabalho para os artesãos, para que eles deem à forma desejada à areia dentro do trabalho que eles estão elaborando dentro das garrafas.


    AREIA BRANCA, CIDADE PRAIEIRA.

                      
                                          Fonte da imagem: imperdoaveismc
                                                                   


                                            TERRA DO SAL
      



           Areia Branca é uma cidade do Rio Grane do Norte, que fica localizada na região chamada “costa Branca”. Na cidade encontra-se a ponta do mel, esse lugar é a onde o sertão encontra o mar. Esse município fica localizado ao norte do litoral potiguar, e tem uma boa infraestrutura turística.
       



           Ela abriga a maior parte da região da “Costa Branca”, que engloba a cidade de Galinhos, Guamaré, Macau e Porto do Mangue. O litoral desse município já há muito tempo que era conhecido por quem navegava desde a época do descobrimento do continente americano, isso é fato.
       



           Areia Branca também é conhecida pelas suas praias paradisíacas de areias brancas e finas, dunas e falésias, e também tem uma parte do seu território que chamamos de sertão. Ela tem uma formação geográfica rica e variável. Tem uma produção de sal das maiores do Brasil e é conhecida até hoje pela “Terra do Sal”.
       



            Essa linda cidade tem como um dos atrativos, as suas belezas naturais, a começar pelas suas lindas praias que são elas: A praia de Redonda, praia de são Cristóvão, a praia de baixa grande, a praia de Upanema, a praia de morro pintado e a praia de ponta do mel. Bem, essa cidade tem como sua base de sustentação econômica, o sal marinho, a exploração petrolífera e a pesca.
       



           O potencial turístico da cidade de Areia Branca é um dos mais promissores de toda a região. Nessa região, a tendência do turismo é crescer cada dia a mais. Areia Branca também tem um carnaval bem consolidado e que atrai milhares de turistas para essa festa, e que gera emprego e renda para a região.
       



           Ela também atraiu investimento por parte de algumas empresa que investiram em energia limpa e sustentável, como à energia eólica. O município de Areia Branca foi emancipado de Mossoró no dia 16 de fevereiro de 1892, lei nº 10, a sua população é de mais ou menos 28 mil habitantes.
      



            Essa cidade fica a 40 km da cidade de Mossoró e a 330 km da capital do estado do Rio Grande do Norte, Natal. O clima que predomina é o semiárido. Linda cidade do Rio Grande do Norte, Areia Branca sempre está atraindo turistas e pessoas para conhece-la e gerando assim emprego e renda para o município.
       



          Para chegar a essa exuberante cidade, o acesso a partir de Natal, siga pela BR 304 até Mossoró e, depois pegue a BR 118. Indo a Areia Branca, não deixe de procurar um nativo ou alguém autorizado no turismo, para que você não tenha nenhuma surpresa desagradável. Conheça Areia Branca –RN, essa é uma linda cidade, e que te deixa maravilhado com as suas belezas naturais.



    :










    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    GOSTARIA DE ASSINAR O NOSSO FEED?

    100% gratuito

    RECEBA AS ATUALIZÇÕES DO NOSSO BLOG DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL

    FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO BLOG