. ARTE E CULTURA POPULARA ARTE DE NEWTON AVELINO: 01/17/15

Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    SEGUIDORES

    Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

    17 de jan de 2015

    PRAIA CEARENSE DE FLECHEIRAS

                            
                                     Fonte da imagem: zarpo
                                                   
                    



                              
                       CENÁRIO DESLUMBRANTE
      
        





          O estado do Ceará é um dos estados nordestinos que também existe lindas praias como em todos os outros que tem nessa linda região. Ele é conhecido por suas belas paisagens e com lindas dunas e coqueirais. 
       




           Vamos falar da praia de Flecheiras que fica a 138 Km da capital do Ceará, Fortaleza. Ela fica localizada em uma enseada e possui o formato de uma meia lua, dando a impressão de que a terra abraça o mar. Essa praia fica no município de Trairi – CE e é um cenário perfeito para quem quer um belo final de semana diferente em um lugar paradisíaco.
       




          A praia de Flecheira é cercada por imensos coqueirais e dunas muito altas. Na época das chuvas, formam-se lagoas de água doce e cristalinas. As suas piscinas naturais são formadas na maré baixa a onde os arrecifes contribuem para a beleza do local. Essa praia também é propicia para a prática de esporte, como Kiesurf e windsurf.
       




            Outro atrativo dessa praia é o seu artesanato, como as rendeiras fazendo as suas lindas peças de rendas e trabalhando com seus bilro, elas atraem olhares dos turistas e também geram emprego e renda com suas peças de artesanato. Essa praia conta com inúmeras barracas ao longo de sua orla, trazendo uma grande variação de cardápio típico da sua região, como a tradicional tapioca, moqueca de arraia, caranguejada ou um simples peixe frito na hora do almoço.
       




           Podemos ainda dizer que essa praia ainda é uma aldeia de pescadores, e que tem uma boa estrutura de hotéis e pousadas. Essa praia tem um mar calmo e uma das paisagens mais exuberantes da região do Ceará. Nessa praia pode-se curtir um passeio de buggy e praticar esporte como o sandboard.
       




           O nome dessa praia foi dado a ela devido ao costumes dos índios que habitavam essa região, e que pescavam nas águas claras e mansas com arco e flechas. Os turistas também podem aproveitar para conhecerem a pesca artesanal feita nos currais de peixes.
       




            Esse tipo de modalidade de pesca artesanal consiste em capturar os peixes em redes com a variação de marés. Outro meio de aproveitar o passeio a esse lugar lindo e maravilhoso, é apreciar o nascer do sol pela manhã, depois de uma bela caminhada pela praia.
       




             Fique atento, apesar da praia de flecheiras ter boa infra-estrutura como pousadas, restaurantes, mercados e posto telefônico, lá não existe posto de gasolina. O mais próximo está no município de Trairi-CE. Chegando na praia de flecheiras, procure um guia turístico ou alguém capacitado para lhe dar as informações mais certas. Só assim você terá uma viagem sem maiores problemas. Conheça o Nordeste e as suas belezas naturais, as pessoas são educadas e hospitaleiras. Nordeste brasileiro é um lugar para ser visitado.



    ARMADILHAS DE PEDRAS

                              
                                         Fonte da imagem: singularevista
                                                                                   


                                                   
                                                     QUIXÓ
       

       

        A sobrevivência do homem das américas em um passado longínquo veio passando de geração em geração, e a esperteza do homem nordestino, também. o homem do sertão não podia ser diferente.
       



        Quando o homem está em uma situação não favorável em certos casos e que não tem alguns dos seus utensílios doméstico para que use como um meio de sobreviver dentro de algumas situações, ele tem que usar da sua criatividade.
       




         Vamos falar do quixó, uma armadilha que é montada com pedra e gravetos. No sertão nordestino caçadores, homens simples e agricultores, faziam esse tipo de armadilha para pegar preás ou outros roedores como os mocós.
       




         Alguns sertanejos, naquela época, viviam em absoluta pobreza, e para eles só restavam caçar para poder alimentar a sua família, e a ele próprio. Esses sertanejos tinham que se valer das condições que lhe cercavam. Usando a sua inteligência e um pouco de habilidade, eles montavam armadilhas que se chamavam “Quixó”.
       




         Esse tipo de armadilha nada mais é do que uma pedra e um trio de hastes, ou seja, elas eram feitas de gravetos, que são colocadas cuidadosamente na ponta da rocha, e na ponta de uma delas, o chamariz de alguma isca que na maioria das vezes era macaxeira, que é muito cultivada em todo nordeste, não só no sertão.
       




          Quando a presa mordia a isca, o movimento disparava os gravetos e a pedra caia por cima da presa. Por muitas vezes o sertanejo tinha a caça na mão, pois era um negócio muito simples, mais que funcionava que era uma beleza. Sendo assim os sertanejos se valeram desse tipo de artifício para ter o que comer e não passar por mais privações como muitos já passaram em um sertão tão cheio de dificuldades e de situações muitas vezes desfavoráveis.
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    GOSTARIA DE ASSINAR O NOSSO FEED?

    100% gratuito

    RECEBA AS ATUALIZÇÕES DO NOSSO BLOG DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL

    FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO BLOG