. ARTE E CULTURA POPULARA ARTE DE NEWTON AVELINO: 01/18/15

Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    SEGUIDORES

    Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

    18 de jan de 2015

    VAQUEIRO ABOIADOR

                            
                                                       Fonte da imagem: caboronganoticias

                                                                     



                                 A ARTE DE ABOIAR
       



         O vaqueiro nordestino tem muita habilidade com suas mãos, na hora da pega do boi ou no tirar do leite da vaca, isso sem falar no seu dom de improviso na hora de aboiar o gado, quando ele está tangendo o mesmo para o curral. Esse tipo improviso com as rimas e palavras, é chamado de aboio. O aboio é uma importante manifestação cultural que há muitos anos é cantado pelos vaqueiro dessa região linda chamada de Nordeste.
       



          Esses homens do sertão nordestino que trabalham com manejo, trato e condução de animais como vacas, bois, cavalos cabras, mulas e ovelhas estão amparados pela lei 12.870. Bem, sendo assim, essa figura nordestina tão folclórica e destemido no sertão nordestino, eles fazem parte da cultura popular nordestina.
       



        O aboio que eles fazem durante a labuta do dia a dia com o gado, no sertão tem a sua origem árabe. Como todos sabem a cultura popular nordestina tem sempre uma influência europeia, ou africana ou até mesmo orienta e indígena. Não poderia ser diferente o “aboio” que ele pratica no seu dia a dia de trabalho.
       



          O aboio, dizem os historiadores, que ele tem influência da região desértica do oriente médio. Talvez fosse os nômades pra cima e pra baixo no deserto levando a sua manada de camelos vacas e cabras, eles aboiavam canto de adoração a deuses das religiões politeísta.
       



          Bem, na realidade os historiadores falam que o aboio chegou ao Brasil no século XVI, trazido pelos africanos como uma forma de canto por libertação de trabalho escravo. Com tudo, lá pelo fim da escravidão no Brasil, no final do século XIX, teve alguns escravos que continuaram a trabalhar em algumas fazendas sendo remunerados, e eles trabalhavam como vaqueiros. E o aboio trazidos por eles, foi o canto de aproximação dos vaqueiros com os animais.
       



          No entanto, como em toda cultura nordestina que tem influências de fora, o brasileiro com a sua criatividade, soube adaptar e aperfeiçoar o aboio e hoje eles usam de palavras, temas e rimas para aboiar o seu gado. No Brasil, aconteceram grandes inovações dentro desta musicalidade que se tornou uma cultura do povo Nordestino. Ainda hoje você encontrará um vaqueiro no sertão do nordeste aboiando e tangendo o seu gado. A cultura fica e as pessoas passam. Nordeste celeiro cultural do Brasil.

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    GOSTARIA DE ASSINAR O NOSSO FEED?

    100% gratuito

    RECEBA AS ATUALIZÇÕES DO NOSSO BLOG DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL

    FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO BLOG