, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 03/22/15 03/22/15 - A ARTE DE NEWTON AVELINO

SEGUIDORES

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

22 de mar de 2015

TERRA DA CAJUINA

                       
                                                     Fonte da imagem: paratur
                                                  
                             BELEZA E CULINÁRIA NORDESTINA
   
   
     Bem, a minha adolescência foi pautada toda no Piauí e algumas vezes no Ceará, pois os dois estados fazem fronteira um com o outro, e a fronteira dos dois estados fica próximo à cidade a onde eu morava. Remotamente eu ia na Bahia e em Pernambuco.
   


   Eu tive o prazer e a satisfação de ter provado das coisas mais prazerosas que existe nestes lugares, que é a degustação da sua culinária. Eu vou falar um pouco da culinária desse estado tão lindo e acolhedor, que é o Piauí. Eu morei por 18 anos, eu tive a honra de viver e admirar as belezas desse lugar.
   


    Esse estado tem pessoas lindas e educadas e pessoas que tem todo um carinho especial pelo próximo. Quero falar que nesse estado, tem um dos maiores lençóis freáticos da região nordeste, e que a sua água é leve e cristalina, doce mesmo, um manjar. Na época em que eu morei lá, tinha alguns poços artesianos que chegavam à atingir pelo menos uns 20 metros de altura.
   


    Era muito desperdício de água, hoje a conscientização é outra. O Piauí tem pelo menos dois Parque Nacionais, que são: Parque Nacional de Sete Cidades e o outro é Parque Nacional da Capivara. Para quem gosta de turismo ecológico, esses “Parques” são ideais para a prática. Esse estado tem um litoral, que apesar de ser o menor da nação, ele é um dos mais lindos do nordeste. Eu também aconselho a quem quiser conhecer este estado maravilhoso, o Piauí, ir à cidade de Parnaíba e consequentemente a  de Luiz Correia que fica talvez a uns 20 Km da cidade de Parnaíba.
   


    Luiz Correia é uma cidadezinha litorânea a onde ficam às praias do Atalaia, praia do coqueiro e a praia pedra do sal. Todas essas praias eu conheço e recomendo. Logo voltando você pode também visitar uma linda lagoa de águas claras e de dunas alvinhas que tem o seu nome de “Lagoa do Portinho”. Minha gente tudo isso é o Piauí, um estado maravilhoso.
   


     Apesar de ter nascido em Natal e de amar a minha terra, eu considero o Piauí uma segunda casa. Eu estou reportando toda estas belezas do estado do Piauí, porque antes de culinária e outras coisas boas que a região tem, eu resolvi falar de todos estes pontos turísticos que o estado proporciona para os turistas. Bem, agora vamos para as guloseimas.
   Eu na verdade, tenho a certeza de que algumas comidas maravilhosas desse estado, você não vai encontrar em lugar nenhuma fora do estado do jeito que é feito lá. O bode assado na brasa servido com macaxeira, existe em vários cantos do Nordeste, mas, em nenhum outro lugar o “bode” é tão gostoso igual ao daquela região.
   Tem um bolo que é feito por lá, que chamamos de bolo frito, ele é só feito com goma, óleo e ovos, mas também nunca encontrei em quaisquer outro canto fora do Piauí. Quer ver outra coisa, o bolo de rosca, que chamamos bolo de goma, ele é um manjar para quem é apreciador de uma boa comida, hummm... para ser provado com um cafezinho, ele é de encher a boca de água.
   Tem também o macarrão no alho e óleo, vixe é de arrepiar a boca do balão... eu nunca comi fora do Piauí um macarrão com aquele sabor. Tem um bolo pelo nome de corredor, que é magnifico. O arroz no pequi é muito saboroso e ainda tem uma galinha caipira daquelas que ninguém sabe o seu tempero, mas sabe que é muito saborosa. Bem, o Piauí é uma região para ser apreciada porque lá tem muitas coisas belas. Indo ao Nordeste, não deixe de conhecer o Piauí e nem de provar as suas guloseimas. Você vai se deliciar com tudo que existe por lá. Geralmente quem bebe a água deste estado, sempre volta. Ele é um estado encantador.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...