, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 05/07/15

Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    SEGUIDORES

    Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

    7 de mai de 2015

    RIQUEZA NORDESTINA

                                                                                          Fonte da imagem: carloscosta
                                             
                                                 




                                                             
                                                             

                                                                DIVERSÃO E ALEGRIA
       
       




           O sertão do nordeste brasileiro é uma região muito rica quando chove e muito pobre quando não chove. Ou seja, na invernada tudo que se planta dá e na seca o sofrimento do sertanejo vem junto. Pois, essa região tem o que a gente chama de clima seco e quente, terreno muito árido, sem falar que fica distante de centros mais desenvolvidos. 


       



          Ela tem uma vegetação chamada de caatinga que abrange todo o sertão. Pois bem, na maior parte dos anos quando não tem um inverno regular, a tendência é que predomine muita dificuldade e miséria, já que não existe estrutura adequada. 

       



         Uma das soluções imediatas são as cisternas domésticas, cisterna calçadão, barragens subterrâneas, barreiro trincheira, manejo florestal da caatinga e com certeza a energia solar, já que o sol predomina na maior parte dos trezentos e sessenta e cinco dias do ano.



       


         Eu ainda acho que se a seca fosse tratada por zona territorial, ficando sob a responsabilidade de prefeituras em parceria com Estados e o governo federal, esse problema não seria tão avassalador. Com as ideias renováveis e o comprometimento com a seca, com certeza os sertanejos sentiriam menos os efeitos deste problema grave. 


      



         Outra ideia é que os açudes no sertão fossem feitos no efeito dominó, não perdíamos tanta água. Pois, quando um açude estivesse sangrando a água consequentemente entraria dentro do outro mais adiante.





         Bem, mas nem tudo é dificuldade, quando tem chuva no sertão você ver que o sertanejo comemora, o seu semblante fica mais feliz porque ele sabe que vai plantar, vai criar o seu animal e todos vão ter emprego e renda. Sem falar da dignidade, já que passam a ter certeza de que vão ter água o ano todo. A alegria é ter a mais linda e poder ver os açudes cheios e sangrando.

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    GOSTARIA DE ASSINAR O NOSSO FEED?

    100% gratuito

    RECEBA AS ATUALIZÇÕES DO NOSSO BLOG DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL

    FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO BLOG