, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 05/13/15 05/13/15 - A ARTE DE NEWTON AVELINO

SEGUIDORES

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

13 de mai de 2015

IGUARIA NORDESTINA

                                             Fonte da imagem: asmarias
                                                
                                           




                             BOLO CHAPÉU DE COURO

 





        No cardápio nordestino existem mil e uma variedades de gostos, sabores e de criatividade. Não resta dúvidas que o nordestino é de uma imaginação além das fronteiras, e se tratando de comida aí é que ele se destaca. Estas pessoas não deixam de ser artistas, mesmo porque a culinária além de ser um seguimento gourmet, também está dentro de cada um de nós. 

   



     Nós Nordestinos, não podemos ver uma sobrinha de comida que já estamos imaginando em fazermos algum prato e batizá-lo com um nome sugestivo. Isso na ótica de todos nós, é maravilhoso, mesmo porque não se estrói comida e ainda por cima mais um prato é batizado. Bem, hoje vamos falar de um bolinho bem sugestivo já que estamos no sertão ou no litoral do Nordeste

   




      Engraçado é que ele leva o mesmo nome de uma indumentária de um personagem da cultura nordestina. Quem realizou esta façanha de batizar este bolinho com o nome de “chapéu de couro” foi muito feliz na ideia e ficou bem sugestivo, já que se trata de um bolo tipicamente nordestino. 

   




      Vamos lá: Para preparar este delicioso bolo, precisa-se de três xícaras de farinha de trigo com fermento, três ovos, três de açúcar, um copo e meio de leite, duas xícaras de farinha de milho (no caso aí pode ser farinha que faz cuscuz mesmo). Agora vamos ao preparo: Você pega os ovos bate com o açúcar, acrescenta a farinha de trigo a farinha de milho e o leite, vai colocando aos poucos até obter uma massa homogênea. Agora já está pronto. 

   




      É só colocar uma pequena quantidade de óleo na frigideira e deixar o bolinho assar. Está aí uma iguaria tipicamente nordestina para se tomar com um cafezinho bem quentinho. Como eu falei é muito fértil a imaginação do sertanejo, ele sempre está ousando em alguma coisa nova, sempre vai haver um novo prato na sua culinária, e isto é maravilhoso. O nordestino é antes de tudo um forte. Por isso eu tenho muito orgulho de fazer parte deste povo chamado nordeste.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...