, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 05/17/15 05/17/15 - A ARTE DE NEWTON AVELINO

SEGUIDORES

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

17 de mai de 2015

FOGÃO A LENHA

                                      Fonte da imagem: article

                                               CULTURA NORDESTINA
   
   O fogão a lenha, para o sertão nordestino é muito mais que um símbolo da cultura sertaneja, ele simplesmente é o meio mais simples e de custo baixo para que o sertanejo cozinhe a sua própria alimentação, nos mais longínquos torrões deste sertão de meu Deus. Essa atividade sempre foi comum no seio de qualquer família sertaneja.

    Geralmente longe dos grandes centros urbanos, os sertanejos procuram se virar como podem, e essa é uma das formas mais simples que eles encontram para fazerem tudo na cozinha da sua casa. Como esses fogões são movidos a lenha, eles saem a procura de madeira seca para produzirem lenha para seus fogões.

   Como nessas casas do sertão nordestino não existem exaustores, é claro que a fuligem e a fumaça se espalham por toda a residência, e tudo isso acontece na hora que o fogão está queimando a lenha para cozinhar os alimentos. Se isso prejudica ou não, eu só sei que isso fez e ainda faz parte da cultura nordestina.

   Se é para dar condições e dignidades a essas pessoas, dando-lhes fogões a gás, que assim aconteça, mas que em quanto essas pessoas esperam que isto aconteça, eles vão cozinhando em seus fogões de lenhas. Acontece que a história cultural do sertão do Nordeste, como é uma região muito castigada pelas secas e também é muito pobre, o sertanejo não tem nenhuma condição de ter esse privilégio de possuir fogões a gás.

   Então a gente ver a cultura sendo perpetuada através desses fogões à lenha. Os sertanejos para não morrerem de fome dentro da caatinga nordestina fazem dos seus fogões uma forma mesmo rustica de obterem seus alimentos cozidos. O resto é só balela. Falar que isso ou aquilo prejudica é fácil, quero ver é darem condições as pessoas como essas, que vivem em condições adversas, e que só tem esse meio de sobrevivência.

   Eu concordo que a fumaça é prejudicial e que a destruição do bioma também é muito prejudicial para o meio ambiente, mas em alguns casos, pessoas que usam os fogões a lenha, eles já usam porque não existem nenhuma condição de terem fogões a gás, imaginem comprarem o botijão. Bem, mais isso é uma solução que tem que ser resolvida pelos gestores e órgãos competentes. Enquanto isso não é resolvido com uma população carente do sertão nordestino, o fogão a lenha vai fazendo parte da cultura sertaneja.




PALMEIRAS DO SERTÃO

                                           Fonte da imagem: danbrazil

                                       



                                       CARNAUBAIS
   
  




      Na maior parte das vezes quando as pessoas passeiam pela região do sertão nordestino, conseguem observar e admirar mais de perto, as carnaúbas que se espalham pelo interior e sertão do Nordeste brasileiro





     Quando estas pessoas conseguem ver a quantidade destas plantas como em um carnaubal por exemplo, a tendência são estas pessoas se deslumbrarem com tanta beleza e exuberância que essa planta mostra. Essa é uma linda palmeira nordestina, que é da família Acerácea

   



     Ela existe em quase todo o território nordestino, tanto em terrenos arenosos como em terrenos de vazante. Isso mostra o quanto ela é resistente e muito exuberante. Esta planta também é chamada de palmeira do Nordeste. Ela chega a alcançar até 15 metros de altura. Tem caule reto e cilíndrico com um diâmetro que varia de 10 a uns 20 centímetros. 

   



      Na verdade, essa palmeira faz parte da vida de todo sertanejo, ela está em forma de símbolo em algumas bandeiras de alguns estados do Nordeste Brasileiro. A carnaúba tem frutos que são escuros e são vistos a partir de novembro a março. Seus frutos são aproveitados para alimentar animais de criação. Das folhas são extraídas a cera que também servem para fazer artesanato, tais como cestos chapéus etc. 

   



     Os sertanejos costumam usar muito as suas folhas em telhados de suas casas e casas de amigos. Na verdade, o cenário que essa linda planta nos proporciona é um cenário divino, porque além da beleza que ela exibe, ela também é responsável por proporcionar meios de trabalhos para que famílias de sertanejos sejam beneficiadas tanto na geração de emprego direto e indireto, como também na geração de renda que ela proporciona a partir da extração dos seus derivados. 

   



       Sou testemunha dos cenários que já presenciei com tantas plantas a minha frente, tanto em terrenos alagados como em terrenos áridos, elas mostram um misto de beleza e de um cenário típico do semiárido nordestino. O Nordeste com a suas carnaúbas e os seus carnaubais precisam ser mais bem preservado, porque elas fazem parte da história e da cultura de um povo sertanejo que jamais fogem da luta. Carnaúbas no sertão nordestino, é um dos cenários mais lindo que existe no interior desta região. 

   



      Esta palmeira linda e maravilhosa, se proliferam dentro da caatinga e também em espaços de cerrado. Ela sempre serviu e servirá o homem do Nordeste em todos os aspectos. A sua madeira sempre serviu para emadeirar casas, fazer estábulos, e outras coisas que precisar. Sendo assim, a carnaúba é uma palmeira que tem suas qualidades e suas virtudes. Ela é um símbolo do nordeste brasileiro.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...